Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14546
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_JosemariaAlvesdeJesusSouza_tcc.pdf405,28 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorLopes, Juliana Crespo-
dc.contributor.authorSouza, Josemária Alves de Jesus-
dc.identifier.citationSOUZA, Josemária Alves de Jesus. Práticas de ensino e valorização da cultura afro: construindo a autoestima do aluno afrodescendente. 2015. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como tema Práticas de Ensino e Valorização da Cultura Afro: Construindo a Autoestima do Aluno Afrodescendente. Foi elaborado a partir dos seguintes questionamentos: Se vivemos num país diverso, por que então, há tantos casos de discriminação, racismo e segregação racial? Como a escola pode desenvolver práticas pedagógicas de respeito à diversidade cultural? A partir de uma pesquisa qualitativa com alunos e professores de uma turma de Educação de Jovens e Adultos do Ensino Médio que se obteve o indicador de que para obter êxito num trabalho pedagógico de promoção da valorização da cultura afro-brasileira e da construção da identidade do aluno afrodescendente ele deve ser desenvolvido ao longo prazo e de forma coletiva, buscando a efetivação da Lei 10. 639/03 e principalmente incentivo ao respeito e a tolerância às diferenças.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePráticas de ensino e valorização da cultura afro : construindo a autoestima do aluno afrodescendentept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2016-09-13T11:59:45Z-
dc.date.available2016-09-13T11:59:45Z-
dc.date.submitted2015-11-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/14546-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.subjectCultura afro-brasileirapt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectNegros - educaçãopt_BR
dc.subjectDiscriminação racialpt_BR
dc.description.abstract1This work has as its theme Teaching Practice and Appreciation of African Culture: Building the Self-Esteem of African Descendant Student. It was prepared from the following questions: If we live in a diverse country, why are there so many cases of discrimination, racism and racial segregation? How can school develop pedagogical practices of respect for cultural diversity? From a qualitative research with students and teachers from a class of Youth and Adult Education High School we got the indication that to have success in an educational work of the appreciation promotion of the Afro-Brazilian culture and the construction of afrodescendant identity of students, it must be developed over time and collectively, aiming the enforcement of Law 10.639/03 and mainly encouraging respect and tolerance for differences.pt_BR
Aparece na Coleção:Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons