Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14537
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_PamelaSousadeJesus_tcc.pdf272,83 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Bullying na escola
Autor(es): Jesus, Pamela Sousa de
Orientador(es): Ramos, Patrícia C. Campos
Assunto: Educação de crianças
Violência na escola
Bullying
Data de apresentação: Nov-2015
Data de publicação: 12-Set-2016
Referência: JESUS, Pamela Sousa de. Bullying na escola. 2015. 34 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: No presente estudo, buscamos discutir as manifestações do fenômeno Bullying no cotidiano escolar, primeiramente, através de uma revisão bibliográfica e, também, pesquisa de campo. A pesquisa tem como, pois o Bullying é uma forma de violência caracterizada por agressões físicas ou morais entre alunos, sejam crianças ou adolescentes. Qualquer forma de intimidação repetitiva, com o mesmo alvo, é considerada Bullying. Procuramos caracterizar, no decorrer do estudo, as formas como ele se manifesta, os locais de maior incidência e quais as conseqüências que causa para a vítima, testemunha e agressor, a curto e longo prazo. Este trabalho aborda o esclarecimento do Bullying escolar, com suas respectivas conseqüências e prevenções. Abordamos, também, a responsabilidade dos pais, professores e estado, bem como a importância dos programas que visam evitar esse tipo de violência no ambiente educacional. O desenvolvimento foi baseado em pesquisa explicativa sobre o fenômeno Bullying, e nesse sentido, por ser um assunto recente, buscou-se a internet como principal ferramenta de busca. A principal obra, dentre a utilizadas, foi da autora Cléo Fante, brasileira especialista no assunto.
Abstract: In the present study, we discuss the manifestations of the phenomenon in everyday School Bullying, primarily, through a literature review and field research. The research aims to verify that students have suffered, practiced or witnessed any violence, because Bullying is a form of violence characterized by physical or moral aggression among students, whether children or teenagers, inside the school. Any form of intimidation, repetitive, with the same target, is considered Bullying. We seek to characterize, in the course of the study, the ways it manifests itself, the places of highest incidence and what are the consequences for the victim, witness and aggressor, in the short and long term. This work deals with the clarification of the Bullying at school, with their respective consequences and prevention. Addressing the responsibility of parents, teachers and State and the importance of programs that aim to prevent this type of violence in the educational environment. The development was based on explanatory research about the Bullying phenomenon, and in this sense, being a subject the main work, one of the used, was the author Cleo Fante, Brazilian subject matter expert.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015.
Aparece na Coleção:Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons