Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Ramos, Patrícia C. Campos | - |
dc.contributor.author | Jesus, Pamela Sousa de | - |
dc.identifier.citation | JESUS, Pamela Sousa de. Bullying na escola. 2015. 34 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | No presente estudo, buscamos discutir as manifestações do fenômeno Bullying no cotidiano escolar, primeiramente, através de uma revisão bibliográfica e, também, pesquisa de campo. A pesquisa tem como, pois o Bullying é uma forma de violência caracterizada por agressões físicas ou morais entre alunos, sejam crianças ou adolescentes. Qualquer forma de intimidação repetitiva, com o mesmo alvo, é considerada Bullying. Procuramos caracterizar, no decorrer do estudo, as formas como ele se manifesta, os locais de maior incidência e quais as conseqüências que causa para a vítima, testemunha e agressor, a curto e longo prazo. Este trabalho aborda o esclarecimento do Bullying escolar, com suas respectivas conseqüências e prevenções. Abordamos, também, a responsabilidade dos pais, professores e estado, bem como a importância dos programas que visam evitar esse tipo de violência no ambiente educacional. O desenvolvimento foi baseado em pesquisa explicativa sobre o fenômeno Bullying, e nesse sentido, por ser um assunto recente, buscou-se a
internet como principal ferramenta de busca. A principal obra, dentre a utilizadas, foi da autora Cléo Fante, brasileira especialista no assunto. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Bullying na escola | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-09-12T12:35:52Z | - |
dc.date.available | 2016-09-12T12:35:52Z | - |
dc.date.submitted | 2015-11 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/14537 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação de crianças | pt_BR |
dc.subject | Violência na escola | pt_BR |
dc.subject | Bullying | pt_BR |
dc.description.abstract1 | In the present study, we discuss the manifestations of the phenomenon in everyday
School Bullying, primarily, through a literature review and field research. The
research aims to verify that students have suffered, practiced or witnessed any
violence, because Bullying is a form of violence characterized by physical or moral
aggression among students, whether children or teenagers, inside the school. Any
form of intimidation, repetitive, with the same target, is considered Bullying. We seek
to characterize, in the course of the study, the ways it manifests itself, the places of
highest incidence and what are the consequences for the victim, witness and
aggressor, in the short and long term. This work deals with the clarification of the
Bullying at school, with their respective consequences and prevention. Addressing
the responsibility of parents, teachers and State and the importance of programs that
aim to prevent this type of violence in the educational environment. The development
was based on explanatory research about the Bullying phenomenon, and in this
sense, being a subject the main work, one of the used, was the author Cleo Fante,
Brazilian subject matter expert. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural
|