Título: | Direitos humanos dos adolescentes vítimas e autores de violência e preconceito |
Autor(es): | Santana, Quézia Tomaz Pereira |
Orientador(es): | Barbosa, Fabiany Glaura Alencar e |
Assunto: | Direitos humanos Discriminação na educação Preconceitos e antipatias Violência na escola Adolescentes |
Data de apresentação: | 14-Nov-2015 |
Data de publicação: | 12-Set-2016 |
Referência: | SANTANA, Quézia Tomaz Pereira. Direitos humanos dos adolescentes vítimas e autores de violência e preconceito. 2015. 57 f., il. Monografia (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | O objetivo dessa pesquisa é propor formas de trabalhos aos educadores que possibilitem a conscientização dos adolescentes sobre a importância dos Direitos Humanos para a valorização da igualdade, da alteridade e diminuição dos fatores de violência e preconceitos. Este estudo foi destinado somente aos educadores que desenvolvem atividades com os adolescentes de 12 a 14 anos de idade, no Centro de Orientação Sócio Educativo - COSE – Gama-DF. As ações interventivas foram realizadas através de questionários, observações das oficinas, diálogos, dinâmicas de grupo e coleta de dados. Durante as observações das oficinas, os educadores enfatizaram a importância dos Direitos Humanos, fazendo uma comparação com a história de vida dos adolescentes. De acordo com os resultados, os educadores estão envolvidos na questão dos Direitos Humanos, sempre com a finalidade de resgatar o adolescente em situação de vulnerabilidade social e empenhados a trabalhar a autoestima, o respeito mútuo, a dignidade humana e a convivência com as diferenças, buscando melhorar o convívio social. Apesar da dedicação dos educadores, foi possível perceber que os recursos humanos e materiais são insuficientes. O que se espera é comprometimento das famílias e de todos aqueles que estão envolvidos nos órgãos governamentais, principalmente àqueles que fazem valer os Direitos Humanos da criança e do adolescente. |
Abstract: | The objective of this research is to propose different teaching methods geared towards educators designed to raise teenager's awareness about the importance of human rights, valuing equality first and foremost, and to decrease factors relating to violence and preconceptions. This study targets only educators who work with tennagers from 12 to 14 years old, at the Centro de Orientação Sócio Educativo (Center for Socio-Educational Orientation) - COSE – Gama-DF. The research was carried out through questionnaires, observation from workshops, dialoguees, group dynamics and data collection. During the workshop observations, the educators emphasized the importance of human rights, making a comparison with the teenagers' life stories. According to the results, the educators are involved with the issue of human rights, always with the goal to rescue the teenager from a vulnerable social situation and foster self-esteem, mutual respect, human dignity and interaction with other's differences, seeking to improve social conviviality. Despite the educators' dedication, it was possible to realize that human resources and materials are insufficient. What is expected is involvement from the families and all those involved in government agencies, especially those which assert human rights for children and youth. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015. |
Aparece na Coleção: | Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural
|