Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14508
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_DamarisReginaDiasGuimaraesdaRocha_tcc.pdf4,12 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise estatística acerca da relevância do “voto de qualidade” para o êxito do fisco no CARF : uma análise econômica do instituto
Autor(es): Rocha, Dâmaris Regina Dias Guimarães da
Orientador(es): Gassen, Valcir
Assunto: Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF)
Análise Econômica do Direito
Data de apresentação: Jun-2016
Data de publicação: 8-Set-2016
Referência: ROCHA, Dâmaris Regina Dias Guimarães da. Análise estatística acerca da relevância do “voto de qualidade” para o êxito do fisco no CARF : uma análise econômica do instituto. 2016. 216 f., il. Monografia (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O presente trabalho foi desenvolvido com o intuito de analisar, estatisticamente, o processo decisório dentro do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF), com especial ênfase nos julgamentos decididos pelo voto de qualidade. A partir desta análise, buscou-se verificar a existência de favorecimento à Fazenda Nacional em razão deste instituto para que, por meio da aplicação da metodologia da Análise Econômica do Direito, fosse possível propor medidas para mitigar esta situação. Ao longo da pesquisa, foi constatado, a partir de testes estatísticos entre proporções, que, no ano de 2014, houve uma desproporção entre as decisões favoráveis ao contribuinte e favoráveis à Fazenda por voto de qualidade, o que confirmou a hipótese do trabalho de que o voto de qualidade favorece desproporcionalmente a Fazenda nas decisões do CARF. A partir destes resultados e aplicando a abordagem normativa da AED, foram propostas medidas para mitigar esta situação.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2016.
Aparece na Coleção:Direito



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons