Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14499
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_SabrinaCristinaAlmeidaSilva_tcc.pdf511,48 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Compreendendo o fenômeno bullying : buscando formas de prevenção e combate no ambiente escolar
Autor(es): Silva, Sabrina Cristina Almeida
Orientador(es): Sousa Júnior, José Geraldo de
Assunto: Bullying
Violência na escola
Data de apresentação: Nov-2015
Data de publicação: 6-Set-2016
Referência: SILVA, Sabrina Cristina Almeida. Compreendendo o fenômeno bullying: buscando formas de prevenção e combate no ambiente escolar. 2015. 54 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O tema abordado nesse trabalho tem como objetivo geral analisar as ocorrências do bullying e da indisciplina a fim de realizar ação interventiva com vista à prevenção e ao combate dos mesmos no ambiente escolar. A pesquisa foi realizada em uma escola pública de Séries Iniciais do Ensino Fundamental de uma cidade satélite do Distrito Federal. A abordagem metodológica utilizada nesta pesquisa foi qualitativa, os instrumentos foram à observação, questionários e intervenção. Duas professoras e suas turmas (uma do 4º ano e uma do 5º ano do E.F.), o diretor da escola foram os participantes desse estudo. Este trabalho permitiu observar como ocorre a relação entre escola, equipe, professor e aluno, perceber a visão, dificuldades e anseios dos profissionais da educação com relação ao bullying e a indisciplina dentro e fora da sala de aula, verificando assim as possíveis ações e projetos desenvolvidos pela escola que visam à continuidade de uma boa relação entre docentes e discentes e dos alunos entre si.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Coordenação dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015.
Aparece na Coleção:Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons