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Título: Caracterização básica de spray de mistura ternária diesel-etanol-óleo vegetal
Autor(es): Cardoso, Andrew Cantanhêde
Orientador(es): Veras, Carlos Alberto Gurgel
Coorientador(es): Oliveira, Alessandro Borges de Sousa
Assunto: Diesel
Motores de combustão interna
Combustíveis para motores
Óleos vegetais como combustível
Álcool como combustível
Data de apresentação: 1-Jul-2016
Data de publicação: 5-Set-2016
Referência: CARDOSO, Andrew Cantanhêde. Caracterização básica de spray de mistura ternária diesel-etanol-óleo vegetal. 2016. 127 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: A caracterização de sprays combustíveis é um assunto de extrema relevância para a análise e otimização de motores de combustão interna. Motores operando em ciclo diesel são comuns na realidade agrícola brasileira e são provedores de força à máquinas que operam nesse meio. Esses motores também são de extrema importância no transporte urbano e de mercadorias. Em virtude dos crescentes reajustes no preço do óleo diesel combustível, deseja-se investigar misturas combustíveis alternativas para injeção e ignição em motores a diesel. A análise preliminar se dará a partir de estudos sobre misturas combustíveis e emprego de correlações teóricas para caracterização de spray. A avaliação das propriedades do spray se dará com o emprego de técnicas óticas e testes em bancada dinamométrica utilizando mistura de combustível ternária. As características-alvo como densidade, viscosidade e índice de cetano bem como os aspectos qualitativos e quantitativos no que tange à penetração e à caracterização de sprays para bicos mecânicos serão investigados sob a forma de um estudo de caso, visando trazer resultados práticos e dados de desempenho, confiabilidade e consumo
Abstract: Fuel spray characterization is an extremely relevant theme to further analysis and optimization of internal combustion engines. Compression-Ignition engines are part of Brazilian agricultural scenario as power-suppliers for several machines in this field. Those engines also play an important role on urban and goods transportation. Given the increase of Diesel fuel price, this work intends to investigate alternative fuel blends suitable for injection and ignition in Diesel-powered engines. The first approach is based in technical papers about fuel blends and mathematical correlations for spray characterization. The evaluation of fuel spray properties is done with photographic techniques and engine dyno testing running on ternary fuel blends. Target properties such as density, viscosity, cetane rating and other substantial information and their influence in spray characterization of injector nozzles will be researched as a case study aiming to bring practical findings in performance, reliability and fuel consumption data.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2016.
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