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Título: Modelagem numérica de escoamentos de fluidos magnéticos em geometrias regulares
Autor(es): Campos, Arthur Alves Rios
Orientador(es): Gontijo, Rafael Gabler
Assunto: Dinâmica dos fluidos
Diferenças finitas
Magnetismo
Fluidos magnéticos
Data de apresentação: Jul-2016
Data de publicação: 5-Set-2016
Referência: CAMPOS, Arthur Alves Rios. Modelagem numérica de escoamentos de fluidos magnéticos em geometrias regulares. 2016. 94 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Este trabalho consiste no estudo a partir de simulações numéricas do escoamento de um fluido magnético sobre placa plana. O objetivo deste estudo é explorar os mecanismos de transporte produzidos pela interação entre o fluido magnético em movimento com o campo magnético aplicado. A principal diferença deste trabalho com o problema clássico de camada limite é o acoplamento entre o campo de velocidades do fluido e sua magnetização. Este estudo abre caminhos para aplicações como controle da camada limite e redução de arrasto viscoso. Para realização deste trabalho um código computacional não comercial será desenvolvido utilizando o método das diferenças finitas e a formulação de vorticidade e função de corrente. O método proposto evita a utilização de algoritmos de acoplamento pressão-velocidade que podem gerar complexidades computacionais quanto a programação e aumentar o custo computacional. Está formulação é adequada ao problema pois garantimos que o regime de escoamento é incompressível e bidimensional. O método numérico é descrito em detalhes e comparados com análises de escalas propostas pelo autor. A validação do código é feita através da comparação do problema não magnético com a solução analítica clássica proposta por Blasius. O propósito deste trabalho é mostrar que a interação entre o escoamento e o campo magnético levam a novos padrões de escoamento dependendo da topologia do campo magnético externo e das condições de contorno utilizadas. Diferentes regimes de magnetização são explorados no problema.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2016.
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