Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14479
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_DalmaGomesLimaRabelo_tcc.pdf535,79 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Brincadeiras, jogos e brinquedos tradicionais na educação infantil
Autor(es): Rabelo, Dalma Gomes Lima
Orientador(es): Deconto, Neuza Maria
Assunto: Educação de crianças
Atividades criativas na sala de aula
Brincadeiras
Data de apresentação: Dez-2014
Data de publicação: 5-Set-2016
Referência: RABELO, Dalma Gomes Lima. Brincadeiras, jogos e brinquedos tradicionais na educação infantil. 2014. 65 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Alexânia-GO, 2014.
Resumo: Os processos de mudanças históricas, sociais e culturais, evidentemente, também atingem a infância. Em nossa sociedade contemporânea a valorização das imagens atreladas a televisão, a internet e as demais tecnologias comuns nos tempos atuais, bem como os brinquedos e jogos eletrônicos tem, sem dúvida, gerado intensos impactos e estímulos impostos pela sociedade de consumo, modificando de forma relevante o repertório das brincadeiras infantis. O presente trabalho com a temática de Jogos, brincadeiras e brinquedos tradicionais tem cujo objetivo geral foi Investigar as contribuições das brincadeiras, jogos e brinquedos tradicionais no desenvolvimento integral de crianças na faixa etária de 05 anos de idade, em três turmas da Educação Infantil em um CEMEI no município de Alexânia –GO. Na sequencia, construí os objetivos específicos assim representados: a) Analisar o uso pedagógico das brincadeiras, jogos e brinquedos e tradicionais no contexto escolar pesquisado; b) Investigar junto aos professores que atuam nas três turmas pesquisadas qual é a concepção acerca do lúdico e das brincadeiras, jogos e brinquedos tradicionais, e suas relações com o processo de ensino e aprendizagem; c) Verificar em que medida as brincadeiras, jogos e brinquedos tradicionais são inseridos no cotidiano das turmas pesquisadas. Para a pesquisa de campo o percurso metodológico utilizado foi a abordagem qualitativa da pesquisa de natureza descritiva, tendo como principais técnicas de coleta de dados a observação e entrevistas semiestruturadas. Este estudo revela que as brincadeiras, jogos e brinquedos tradicionais ainda encontram acolhida no imaginário de nossas crianças e na prática pedagógica de professoras da educação infantil em pleno século XXI, dominado, quase inteiramente pela tecnologia e artefatos eletrônicos. Na instituição pesquisada foi possível constatar que a Amarelinha, as Pipas, o Pique Esconde, Coelhinho na Toca, Arranca Rabo, Bambolê, entre outras brincadeiras e brinquedos da tradição cultural de nossa infância fazem a alegria e contribuem com o desenvolvimento integral das crianças do CEMEI pesquisado no município de Alexânia-GO.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2015. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons