Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/14464
Título: | A importância da disciplina existente no Colégio Militar em Goiás como fator de redução da violação dos direitos humanos |
Autor(es): | Menezes, Denise Brasil |
Orientador(es): | Zaneti, Izabel Cristina Bruno Bacellar |
Assunto: | Escolas - indisciplina Disciplina da criança Violência na escola Educação militar |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 2-Set-2016 |
Referência: | MENEZES, Denise Brasil. A importância da disciplina existente no Colégio Militar em Goiás como fator de redução da violação dos direitos humanos. 2015. 42 f., il. Monografia (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Valparaíso-GO, 2015. |
Resumo: | O presente estudo tem por objetivos constatar o vínculo existente entre a hierarquia
e disciplina e a não violência na escola bem como a redução da violência na
sociedade local. A intervenção foi realizada em uma unidade de ensino da Polícia
Militar do Estado de Goiás, o Colégio da Polícia Militar Fernando Pessoa – CPMG,
anteriormente, denominado Fernando Pessoa. Foi aplicado um questionário para os
alunos e professores com o objetivo de descobrir as opiniões relativas à hierarquia e
disciplina aplicadas no Colégio e sua correlação com a não violência na escola.
Conclui-se que o funcionamento de uma instituição de ensino que tem como base
disciplinar os princípios militares tem um melhor desempenho e segurança. O
colégio passou por momentos difíceis de violência, tendo além de históricos de
drogas atos de violência como homicídio dentro da própria escola. Atualmente, o
CPMG, caracterizado pela disciplina, apresenta melhores resultados nos exames
vestibulares, na paz e segurança. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, 2015. |
Aparece na Coleção: | Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons