Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14463
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_TatianeRochaVieira_tcc.pdf1,18 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Destrancando os “armários” na escola : representações sociais dos/as profissionais de educação sobre homofobia no cotidiano escolar
Autor(es): Vieira, Tatiane Rocha
Orientador(es): Barroso, Maria Veralice
Assunto: Preconceitos e antipatias
Discriminação de sexo
Homofobia
Discriminação na educação
Data de apresentação: 14-Nov-2015
Data de publicação: 2-Set-2016
Referência: VIEIRA, Tatiane Rocha. Destrancando os “armários” na escola: representações sociais dos/as profissionais de educação sobre homofobia no cotidiano escolar. 2015. 91 f. Monografia (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Este trabalho consiste em uma pesquisa intervenção de Educação em e para os Direitos Humanos em uma escola de Ensino Médio no Distrito Federal. A escola é uma tecnologia do gênero e da sexualidade, padrões de masculinidade, feminilidade e sexualidade são aprendidos e reforçados por meio do currículo oculto. A heteronormatividade e a homofobia são disseminadas nos meandros do currículo oculto moldando saberes, corpos, desejos e subjetividades gendradas e generizadas. Nesse contexto, essa pesquisa tem por objetivo compreender as representações sociais dos/ as profissionais de educação sobre preconceito, discriminação e violência relacionados às diversidades de identidades de gênero e de orientação sexual de estudantes gays, lésbicas, bissexuais, transexuais e travestis no ambiente escolar. Essa pesquisa pretende também refletir sobre a importância da responsabilidade ética e política do papel dos/ as profissionais da educação nas ações de enfrentamento à homofobia, lesbofobia, bifobia, transfobia.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015.
Aparece na Coleção:Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons