Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/14463
Título: | Destrancando os “armários” na escola : representações sociais dos/as profissionais de educação sobre homofobia no cotidiano escolar |
Autor(es): | Vieira, Tatiane Rocha |
Orientador(es): | Barroso, Maria Veralice |
Assunto: | Preconceitos e antipatias Discriminação de sexo Homofobia Discriminação na educação |
Data de apresentação: | 14-Nov-2015 |
Data de publicação: | 2-Set-2016 |
Referência: | VIEIRA, Tatiane Rocha. Destrancando os “armários” na escola: representações sociais dos/as profissionais de educação sobre homofobia no cotidiano escolar. 2015. 91 f. Monografia (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | Este trabalho consiste em uma pesquisa intervenção de Educação em e para os Direitos Humanos em uma escola de Ensino Médio no Distrito Federal. A escola é uma tecnologia do gênero e da sexualidade, padrões de masculinidade, feminilidade e sexualidade são aprendidos e reforçados por meio do currículo oculto. A heteronormatividade e a homofobia são disseminadas nos meandros do currículo oculto moldando saberes, corpos, desejos e subjetividades gendradas e generizadas. Nesse contexto, essa pesquisa tem por objetivo compreender as representações sociais dos/ as profissionais de educação sobre preconceito, discriminação e violência relacionados às diversidades de identidades de gênero e de orientação sexual de estudantes gays, lésbicas, bissexuais, transexuais e travestis no ambiente escolar. Essa pesquisa pretende também refletir sobre a importância da responsabilidade ética e política do papel dos/ as profissionais da educação nas ações de enfrentamento à homofobia, lesbofobia, bifobia, transfobia. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015. |
Aparece na Coleção: | Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons