Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14450
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_DoranildeNevesdaSilva_tcc.pdf1,07 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e sua relação com a família e a escola
Autor(es): Silva, Doranilde Neves da
Orientador(es): Longo, Clerismar Aparecido
Assunto: Aprendizagem
Estatuto da Criança e do Adolescente
Educação - participação dos pais
Família e escola
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 1-Set-2016
Referência: SILVA, Doranilde Neves da. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e sua relação com a família e a escola. 2015. 35 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Esta pesquisa objetivou a contribuir com o estudo sobre os direitos humanos de crianças e adolescentes, por meio da divulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente nas escolas, entre pais e alunos. Como objetivos específicos, destacamos os seguintes: demonstrar, na escola selecionada para a pesquisa e aplicação de ações interventivas, todas as informações contidas no Estatuto em defesa dos direitos da criança e adolescentes, através de palestras, vídeos, slides explicativos e panfletos; analisar o questionário respondido pelos alunos e pais, de quantos sabiam da existência do ECA, como era visto por eles, e quais as informações sobre os direitos e deveres a ser cumpridos; constatar os problemas que a escola enfrenta junto aos alunos que tem dificuldade de aprendizagem e de permanência na sala de aula e contribuir, juntamente com todo o seguimento da comunidade escolar – professores, famílias, alunos – para a correção de práticas de injustiças; validar a cartilha que foi desenvolvida em conjunto. A partir das análises dos dados foi possível perceber os desafios das famílias, vítimas das desigualdades sociais, refém do capitalismo, com um pensamento reflexivo e crítico na instituição família. Quanto a participação familiar é importante a inserção de órgãos sim, desse modo, estará fortemente na contrapartida de um novo modelo de Estado comprometido com a criança e o adolescente, resgatando os valores humanos, culturais, sociais e morais. E quanto ao papel do professor é essencial na perspectiva de superação das ações dos direitos, tanto a valorização das leis, como também colocá-la em prática os direitos fundamentais.
Abstract: This research was aimed to contribute to the study on the human rights of children and adolescents, through the disclosure of the status of children and adolescents in schools, parents and students. Specific objectives include the following: demonstrate, at school selected for the research and application of interventivas actions, all of the information contained in the staff regulations in defence of the rights of children and adolescents, through lectures, videos, explanatory slides and flyers; analyze the questionnaire answered by students and parents, how many know of the existence of the ECA, as was seen by them, and the information about the rights and obligations being fulfilled; Note the problems that the school faced with students who have learning difficulties and to remain in the classroom and contribute, along with all of the following school community-teachers, families, students – for the correction of injustice; validate the booklet that was desenvolvid. From the analysis of the data was possible to realize the challenges of families, victims of social inequalities, hostage of capitalism, still need a trial, reflective and critical in the family institution. About family involvement is important to the insertion of organs Yes, thereby, will be heavily in return for a new model of State committed to the child and the adolescent, rescuing the human, cultural, social values and morals. And the role of the teacher is essential with a view to overcoming the human rights actions, both the enhancement of laws, but also put it into practice fundamental rights.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015.
Aparece na Coleção:Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons