Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14448
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_WilksonAlexPereiradaSilva_tcc.pdf1,14 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A diversidade humana na escola com base nas diferenças de aprendizagem
Autor(es): Silva, Wilkson Alex Pereira da
Orientador(es): Borges, Fabrícia Teixeira
Assunto: Aprendizagem
Dificuldades escolares
Diversidade na escola
Data de apresentação: 5-Dez-2015
Data de publicação: 1-Set-2016
Referência: SILVA, Wilkson Alex Pereira da. A diversidade humana na escola com base nas diferenças de aprendizagem. 2015. 41 f., il. Monografia (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Nesta pesquisa, reflete-se de maneira geral sobre as possibilidades teóricas e práticas de abordagem da diversidade humana, em específico, sobre as diferenças de aprendizagem em situações de ensino no âmbito da educação escolar. Tanto o ato de ensinar quanto o de lidar com as diferenças no contexto educacional não são ações neutras e nem desvinculadas de concepções sociais e pedagógicas. A aprendizagem, que tem na educação escolar o seu principal meio de transmissão, provoca diversas questões e desafios diante da necessidade de compreensão das singularidades existentes no contexto escolar. Pensando nas práticas educacionais presentes no contexto da diversidade, a pesquisa visa contribuir com a realidade da educação atual, levando os profissionais da educação a refletirem e a buscarem alternativas para a superação do problema das dificuldades de aprendizagem. Busca-se assim visualizar as práticas que possam ir além do reconhecimento das diferenças, colocando educadores e a própria escola em um lugar de questionamento quanto ao seu papel em relação à aprendizagem dos sujeitos enquanto indivíduos, encontrando possíveis soluções para o enfrentamento das generalizações no ambiente escolar e novas alternativas para um ensino mais significativo e comprometido com a diversidade humana na escola.
Abstract: This survey, summary is reflected in general about the theoretical and practical possibilities of approach of human diversity, in particular, about the differences of learning in situations of higher education in the context of school education. Both the act of teaching how to deal with the differences in educational context are not neutral and actions nor unaffiliated with social and pedagogical conceptions. Lifelong learning, which has in school education their principal means of transmission, causes various issues and challenges facing the need of understanding of singularities exist in the school context. In thinking of the educational practices present in the context of diversity, the research aims to contribute with the reality of current education, leading the education professionals to reflect and to seek alternatives to overcome the problem of learning difficulties. Search is thus show the practices that go beyond the recognition of differences, placing educators and the school itself in a place of questioning as to its role in relation to the learning of the subjects as individuals, finding possible solutions for the confrontation of generalizations in the school environment and new alternatives for a teaching more significant and compromised with human diversity in school.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Coordenação dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015.
Aparece na Coleção:Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons