Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Barroso, Maria Veralice | - |
dc.contributor.author | Farias, Danilo Augusto Silva de | - |
dc.identifier.citation | FARIAS, Danilo Augusto Silva de. Diversidade humana e educação sexual: narrativas autobiográficas como ferramenta de diálogo entre pais e professores. 2015. [32] f., il. Monografia (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Coordenação dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | O ensino da sexualidade humana, ou educação sexual, historicamente tem sido um desafio, tanto para pais como professores. Pensar em novas formas de atuação neste contexto é essencial para garantir práticas que aproximem as crianças e adolescentes dos conceitos científicos para que possam vivenciar a sexualidade com responsabilidade e segurança. Os atuais modelos educacionais, tanto em casa quanto na escola, estão dissociados no que tange a educação sexual, já que o aluno tem contato com diferentes saberes quando ocupa os dois ambientes. É importante reconhecer, entretanto, que tais diferenças devem ser valorizadas e exploradas a favor do processo de ensino-aprendizagem. Entender como acontece a educação sexual no âmbito das casas dos alunos, a partir de seus responsáveis, é de fundamental importância para que se oportunize uma releitura teórica e metodológica desde às bases na oferta de uma educação sexual emancipadora. A partir da troca de experiências entre pais e professores, estes sujeitos podem refletir sobre sua prática como formadores e aprimorá-la a partir da colaboração, estabelecendo os espaços pedagógicos de cada um, ao mesmo tempo. Utilizando narrativas autobiográficas como ferramenta de socialização de experiências, pais e professores podem dialogar a partir de suas próprias vivências e ressignificá-las, através do processo empático de colocar-se no lugar do outro. Neste sentido, a promoção dos Direitos Humanos a partir da relação dialética escola-família ocorre pela valorização e respeito à diversidade cultural, onde o saber científico não mais se sobrepõe aos signos e subjetividades historicamente construídos em meio familiar, mas complementam-se. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Diversidade humana e educação sexual : narrativas autobiográficas como ferramenta de diálogo entre pais e professores | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-09-01T11:50:55Z | - |
dc.date.available | 2016-09-01T11:50:55Z | - |
dc.date.submitted | 2015-11-14 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/14440 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação sexual | pt_BR |
dc.subject | Direitos humanos | pt_BR |
dc.subject | Sexualidade | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural
|