Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14433
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_AndersonJoseSofientiniDias_tcc.pdf701,51 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Representações sociais de gênero na infância : a perspectiva de um grupo de crianças de um CRAS
Autor(es): Dias, Anderson José Sofientini
Orientador(es): Ferreira, Jane Farias Chagas
Assunto: Direitos humanos
Gênero - desigualdade
Discriminação
Data de apresentação: 14-Nov-2015
Data de publicação: 31-Ago-2016
Referência: DIAS, Anderson José Sofientini. Representações sociais de gênero na infância: a perspectiva de um grupo de crianças de um CRAS. 2015. 53 f. Monografia (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Para compreender e trabalhar questões ligadas à temática dos Direitos Humanos e à diversidade cultura é importante conhecer o papel da infância nesse cenário. Considerando a temática dos Direitos Humanos e reconhecendo a importância da Política Nacional de Assistência Social (PNAS) no trabalho com diversos grupos sociais, entre eles diversas minorias, esse estudo foi realizado em um CRAS de uma cidade do interior de São Paulo, mais especificamente com um grupo de criança de um Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Esse estudo foi realizado com 10 crianças com idade entre 7 e 11 anos e teve por objetivo levantar as suas representações sociais de gênero e a realização de uma atividade interventiva. Trata-se de uma pesquisa social de caráter descritivo-interventivo. A Análise de Conteúdo foi a técnica empregada no tratamento dos dados. Foi possível constatar a vivência de conflitos entre os sexos e compreender o lugar dos papéis de gênero dentro disso. Identificou-se preconceitos vivenciados pelas crianças, o local em que ocorrem, as vivências desencadeadas e as atitudes tomadas. A atividade interventiva se mostrou eficaz como instrumento capaz de auxiliar na promoção da igualdade de gêneros na infância. A escola, palco onde ocorreu a maioria das agressões, deve ser alvo de ações que busquem valorizar a promover a diversidade.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural, 2015.
Aparece na Coleção:Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons