Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Ferreira, Jane Farias Chagas | - |
dc.contributor.author | Dias, Anderson José Sofientini | - |
dc.identifier.citation | DIAS, Anderson José Sofientini. Representações sociais de gênero na infância: a perspectiva de um grupo de crianças de um CRAS. 2015. 53 f. Monografia (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | Para compreender e trabalhar questões ligadas à temática dos Direitos Humanos e à diversidade cultura é importante conhecer o papel da infância nesse cenário. Considerando a temática dos Direitos Humanos e reconhecendo a importância da Política Nacional de Assistência Social (PNAS) no trabalho com diversos grupos sociais, entre eles diversas minorias, esse estudo foi realizado em um CRAS de uma cidade do interior de São Paulo, mais especificamente com um grupo de criança de um Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Esse estudo foi realizado com 10 crianças com idade entre 7 e 11 anos e teve por objetivo levantar as suas representações sociais de gênero e a realização de uma atividade interventiva. Trata-se de uma pesquisa social de caráter descritivo-interventivo. A Análise de Conteúdo foi a técnica empregada no tratamento dos dados. Foi possível constatar a vivência de conflitos entre os sexos e compreender o lugar dos papéis de gênero dentro disso. Identificou-se preconceitos vivenciados pelas crianças, o local em que ocorrem, as vivências desencadeadas e as atitudes tomadas. A atividade interventiva se mostrou eficaz como instrumento capaz de auxiliar na promoção da igualdade de gêneros na infância. A escola, palco onde ocorreu a maioria das agressões, deve ser alvo de ações que busquem valorizar a promover a diversidade. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Representações sociais de gênero na infância : a perspectiva de um grupo de crianças de um CRAS | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-08-31T13:41:34Z | - |
dc.date.available | 2016-08-31T13:41:34Z | - |
dc.date.submitted | 2015-11-14 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/14433 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.subject | Direitos humanos | pt_BR |
dc.subject | Gênero - desigualdade | pt_BR |
dc.subject | Discriminação | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural
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