Título: | “Menina puta, menino comedor” : representações sociais nas práticas docentes na escola |
Autor(es): | Souza, Ana Flávia Govea |
Orientador(es): | Veloso, Sainy Coelho Borges |
Assunto: | Gênero e Diversidade na Escola (GDE) Orientação sexual |
Data de apresentação: | 14-Nov-2015 |
Data de publicação: | 31-Ago-2016 |
Referência: | SOUZA, Ana Flávia Govea. “Menina puta, menino comedor” : representações sociais nas práticas docentes na escola. 2015. 65 f., il. Monografia (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | O Brasil apresenta índices altos de violência baseada no gênero, assim, a escola torna-se um
ambiente favorável e legitimo para problematizar e resignificar as relações entre meninos e
meninas, na busca por mudanças das representações sociais de gênero construídas ao longo da
história, de forma a contribuir para a diminuição da cultura de violência de gênero. A partir da
linha de base onde alunos e professores tiveram suas opiniões ouvidas diante de situaçõesproblema,
e buscou compreender as convergências e divergências no discurso de alunos e
professores, buscou-se realizar uma intervenção junto aos docentes procurando problematizar
as representações de gênero que formavam seus posturas e perspectivas. O presente trabalho
pode averiguar através das representações de docentes e alunos, o quanto há uma clara
opressão em relação as meninas/mulheres e o impedimento de seus corpos, a falta de espaços
no ambiente escolar para promover estas discussões com alunos, professores e gestão,
averiguou também, que há uma incompreensão da gestão e dos demais agentes escolares a
respeito da legitimação e importância de se tratar destas relações na escola apontando para a
diversidade e o respeito a ela. Faz-se necessário, ainda, que haja uma constante formação no
ambiente de trabalho. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília,Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural, 2015. |
Aparece na Coleção: | Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural
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