Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14427
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_AnaFlaviaGoveadeSouza_tcc.pdf6,23 MBAdobe PDFver/abrir
Título: “Menina puta, menino comedor” : representações sociais nas práticas docentes na escola
Autor(es): Souza, Ana Flávia Govea
Orientador(es): Veloso, Sainy Coelho Borges
Assunto: Gênero e Diversidade na Escola (GDE)
Orientação sexual
Data de apresentação: 14-Nov-2015
Data de publicação: 31-Ago-2016
Referência: SOUZA, Ana Flávia Govea. “Menina puta, menino comedor” : representações sociais nas práticas docentes na escola. 2015. 65 f., il. Monografia (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O Brasil apresenta índices altos de violência baseada no gênero, assim, a escola torna-se um ambiente favorável e legitimo para problematizar e resignificar as relações entre meninos e meninas, na busca por mudanças das representações sociais de gênero construídas ao longo da história, de forma a contribuir para a diminuição da cultura de violência de gênero. A partir da linha de base onde alunos e professores tiveram suas opiniões ouvidas diante de situaçõesproblema, e buscou compreender as convergências e divergências no discurso de alunos e professores, buscou-se realizar uma intervenção junto aos docentes procurando problematizar as representações de gênero que formavam seus posturas e perspectivas. O presente trabalho pode averiguar através das representações de docentes e alunos, o quanto há uma clara opressão em relação as meninas/mulheres e o impedimento de seus corpos, a falta de espaços no ambiente escolar para promover estas discussões com alunos, professores e gestão, averiguou também, que há uma incompreensão da gestão e dos demais agentes escolares a respeito da legitimação e importância de se tratar destas relações na escola apontando para a diversidade e o respeito a ela. Faz-se necessário, ainda, que haja uma constante formação no ambiente de trabalho.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília,Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural, 2015.
Aparece na Coleção:Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons