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dc.contributor.advisorVeloso, Sainy Coelho Borges-
dc.contributor.authorSouza, Ana Flávia Govea-
dc.identifier.citationSOUZA, Ana Flávia Govea. “Menina puta, menino comedor” : representações sociais nas práticas docentes na escola. 2015. 65 f., il. Monografia (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília,Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural, 2015.pt_BR
dc.description.abstractO Brasil apresenta índices altos de violência baseada no gênero, assim, a escola torna-se um ambiente favorável e legitimo para problematizar e resignificar as relações entre meninos e meninas, na busca por mudanças das representações sociais de gênero construídas ao longo da história, de forma a contribuir para a diminuição da cultura de violência de gênero. A partir da linha de base onde alunos e professores tiveram suas opiniões ouvidas diante de situaçõesproblema, e buscou compreender as convergências e divergências no discurso de alunos e professores, buscou-se realizar uma intervenção junto aos docentes procurando problematizar as representações de gênero que formavam seus posturas e perspectivas. O presente trabalho pode averiguar através das representações de docentes e alunos, o quanto há uma clara opressão em relação as meninas/mulheres e o impedimento de seus corpos, a falta de espaços no ambiente escolar para promover estas discussões com alunos, professores e gestão, averiguou também, que há uma incompreensão da gestão e dos demais agentes escolares a respeito da legitimação e importância de se tratar destas relações na escola apontando para a diversidade e o respeito a ela. Faz-se necessário, ainda, que haja uma constante formação no ambiente de trabalho.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.title“Menina puta, menino comedor” : representações sociais nas práticas docentes na escolapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2016-08-31T12:42:32Z-
dc.date.available2016-08-31T12:42:32Z-
dc.date.submitted2015-11-14-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/14427-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.subjectGênero e Diversidade na Escola (GDE)pt_BR
dc.subjectOrientação sexualpt_BR
Aparece na Coleção:Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural



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