Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Veloso, Sainy Coelho Borges | - |
dc.contributor.author | Souza, Ana Flávia Govea | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Ana Flávia Govea. “Menina puta, menino comedor” : representações sociais nas práticas docentes na escola. 2015. 65 f., il. Monografia (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília,Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | O Brasil apresenta índices altos de violência baseada no gênero, assim, a escola torna-se um
ambiente favorável e legitimo para problematizar e resignificar as relações entre meninos e
meninas, na busca por mudanças das representações sociais de gênero construídas ao longo da
história, de forma a contribuir para a diminuição da cultura de violência de gênero. A partir da
linha de base onde alunos e professores tiveram suas opiniões ouvidas diante de situaçõesproblema,
e buscou compreender as convergências e divergências no discurso de alunos e
professores, buscou-se realizar uma intervenção junto aos docentes procurando problematizar
as representações de gênero que formavam seus posturas e perspectivas. O presente trabalho
pode averiguar através das representações de docentes e alunos, o quanto há uma clara
opressão em relação as meninas/mulheres e o impedimento de seus corpos, a falta de espaços
no ambiente escolar para promover estas discussões com alunos, professores e gestão,
averiguou também, que há uma incompreensão da gestão e dos demais agentes escolares a
respeito da legitimação e importância de se tratar destas relações na escola apontando para a
diversidade e o respeito a ela. Faz-se necessário, ainda, que haja uma constante formação no
ambiente de trabalho. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | “Menina puta, menino comedor” : representações sociais nas práticas docentes na escola | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-08-31T12:42:32Z | - |
dc.date.available | 2016-08-31T12:42:32Z | - |
dc.date.submitted | 2015-11-14 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/14427 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.subject | Gênero e Diversidade na Escola (GDE) | pt_BR |
dc.subject | Orientação sexual | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural
|