Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14426
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_AnaPaulaVieiradaSilva_tcc.pdf1,18 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Educação em e para os direitos humanos no ensino médio : estratégia de combate ao bullying
Autor(es): Silva, Ana Paula Vieira da
Orientador(es): Barroso, Maria Helenice
Assunto: Direitos humanos
Diversidade na escola
Bullying
Data de apresentação: Nov-2015
Data de publicação: 31-Ago-2016
Referência: SILVA, Ana Paula Vieira da. Educação em e para os direitos humanos no ensino médio: estratégia de combate ao bullying. 2015. 57 f., il. Monografia (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Esta monografia resultou de uma pesquisa-intervenção, na qual, foram trabalhados os conteúdos de Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural, em que abordava os conceitos de multipluralidade, igualdade, preconceito e exclusão. Tais conceitos foram analisados a fim de compreender melhor os casos de bullying que ocorrem nas escolas, e crescem gradativamente ao longo dos anos. Baseado na teoria de que o conhecimento, a informação e uma postura crítica são capazes de modificar pensamentos e atitudes, a inclusão da Educação em e para os Direitos Humanos no Ensino Médio, como componente regular de ensino, tem como objetivo erradicar a prática de bullying na sociedade. Observou-se que em apenas dois meses, durante os quais foi realizado este trabalho de pesquisa-intervenção, a mudança no comportamento dos adolescentes já foi significativa. Muitos dos estudantes envolvidos no processo de debate e reflexão perceberam adotar atitudes discriminatórias sem nem ao menos saber que as mesmas causavam danos ao outro. Para além desse reconhecimento, perceberam a necessidade de transmitir essa informação a fim de que cada indivíduo reconheça e faça sua parte na construção de uma sociedade justa, livre de preconceitos e discriminação, ou seja, perceberam a necessidade de um protagonismo cidadão.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural, 2015.
Aparece na Coleção:Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons