Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14378
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_AdrianedaSilvaGuimaraes_tcc.pdf289,88 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Bullyng, uma violação aos direitos humanos
Autor(es): Guimarães, Adriane da Silva
Orientador(es): Pedroza, Regina Lúcia Sucupira
Assunto: Bullying
Violência na escola
Data de apresentação: 17-Dez-2015
Data de publicação: 29-Ago-2016
Referência: GUIMARÃES, Adriane da Silva. Bullyng, uma violação aos direitos humanos. 2015. 38 f. Monografia (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Atualmente, nas instituições escolares já existe um debate sobre o assunto bullying, porém limitado, pois geralmente ele é tratado de forma isolada como se fosse um problema momentâneo e irrelevante. O bullying é predominantemente associado a aspectos sociais de cada individuo, como por exemplo, na diversidade de gênero e na cultura individual. Daí a necessidade e importância de estudos e pesquisas em relação ao tema exposto, pois práticas de bullying já não mais podem interferir no processo de ensino-aprendizagem de nossos alunos. As pesquisas sobre o bullying visam estimular o respeito às diferenças dentro do âmbito escolar. O trabalho teve como princípio ser interdisciplinar e a preocupação com a formação da cidadania coloca em discussão as diferentes relações de gênero, raça, etnia e toda e qualquer desigualdade que ocorra no dia a dia escolar. Nesse contexto, o papel do professor, em união à direção escolar, aos funcionários é de fundamental importância para a construção de uma escola onde haja respeito e dignidade entre todos. Este trabalho foi desenvolvido, no ensino fundamental I da rede pública na Escola Municipal São Vicente, com a turma do 5° ano, totalizando 25 alunos de 10 a 13 anos. Esta escola foi escolhida, pois eu já trabalho nela há um ano com a turma do 5° ano, e assim visualizei essa problemática, acreditando numa possível contribuição para a construção de melhores práticas no ensino aprendizagem.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Coordenação dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015.
Aparece na Coleção:Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons