Título: | Bullyng, uma violação aos direitos humanos |
Autor(es): | Guimarães, Adriane da Silva |
Orientador(es): | Pedroza, Regina Lúcia Sucupira |
Assunto: | Bullying Violência na escola |
Data de apresentação: | 17-Dez-2015 |
Data de publicação: | 29-Ago-2016 |
Referência: | GUIMARÃES, Adriane da Silva. Bullyng, uma violação aos direitos humanos. 2015. 38 f. Monografia (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | Atualmente, nas instituições escolares já existe um debate sobre o assunto bullying,
porém limitado, pois geralmente ele é tratado de forma isolada como se fosse um problema
momentâneo e irrelevante. O bullying é predominantemente associado a aspectos sociais de
cada individuo, como por exemplo, na diversidade de gênero e na cultura individual.
Daí a necessidade e importância de estudos e pesquisas em relação ao tema exposto,
pois práticas de bullying já não mais podem interferir no processo de ensino-aprendizagem de
nossos alunos.
As pesquisas sobre o bullying visam estimular o respeito às diferenças dentro do
âmbito escolar. O trabalho teve como princípio ser interdisciplinar e a preocupação com a
formação da cidadania coloca em discussão as diferentes relações de gênero, raça, etnia e toda
e qualquer desigualdade que ocorra no dia a dia escolar. Nesse contexto, o papel do professor,
em união à direção escolar, aos funcionários é de fundamental importância para a construção
de uma escola onde haja respeito e dignidade entre todos.
Este trabalho foi desenvolvido, no ensino fundamental I da rede pública na Escola
Municipal São Vicente, com a turma do 5° ano, totalizando 25 alunos de 10 a 13 anos.
Esta escola foi escolhida, pois eu já trabalho nela há um ano com a turma do 5° ano, e
assim visualizei essa problemática, acreditando numa possível contribuição para a construção
de melhores práticas no ensino aprendizagem. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Coordenação dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015. |
Aparece na Coleção: | Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural
|