Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Pedroza, Regina Lúcia Sucupira | - |
dc.contributor.author | Guimarães, Adriane da Silva | - |
dc.identifier.citation | GUIMARÃES, Adriane da Silva. Bullyng, uma violação aos direitos humanos. 2015. 38 f. Monografia (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Coordenação dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | Atualmente, nas instituições escolares já existe um debate sobre o assunto bullying,
porém limitado, pois geralmente ele é tratado de forma isolada como se fosse um problema
momentâneo e irrelevante. O bullying é predominantemente associado a aspectos sociais de
cada individuo, como por exemplo, na diversidade de gênero e na cultura individual.
Daí a necessidade e importância de estudos e pesquisas em relação ao tema exposto,
pois práticas de bullying já não mais podem interferir no processo de ensino-aprendizagem de
nossos alunos.
As pesquisas sobre o bullying visam estimular o respeito às diferenças dentro do
âmbito escolar. O trabalho teve como princípio ser interdisciplinar e a preocupação com a
formação da cidadania coloca em discussão as diferentes relações de gênero, raça, etnia e toda
e qualquer desigualdade que ocorra no dia a dia escolar. Nesse contexto, o papel do professor,
em união à direção escolar, aos funcionários é de fundamental importância para a construção
de uma escola onde haja respeito e dignidade entre todos.
Este trabalho foi desenvolvido, no ensino fundamental I da rede pública na Escola
Municipal São Vicente, com a turma do 5° ano, totalizando 25 alunos de 10 a 13 anos.
Esta escola foi escolhida, pois eu já trabalho nela há um ano com a turma do 5° ano, e
assim visualizei essa problemática, acreditando numa possível contribuição para a construção
de melhores práticas no ensino aprendizagem. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Bullyng, uma violação aos direitos humanos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-08-29T11:12:50Z | - |
dc.date.available | 2016-08-29T11:12:50Z | - |
dc.date.submitted | 2015-12-17 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/14378 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.subject | Bullying | pt_BR |
dc.subject | Violência na escola | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural
|