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dc.contributor.advisorNascimento, Paulo César-
dc.contributor.authorTrivelino, Gabriel Ribeiro-
dc.identifier.citationTRIVELINO, Gabriel Ribeiro. Nacionalismo: a retórica nacionalista no sistema educacional brasileiro durante o governo de Getúlio Vargas (1930-1945). 2016. 65 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciência Política)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, Curso de Graduação em Ciência Política, 2016.pt_BR
dc.description.abstractO nacionalismo é uma ideologia existente na história mundial pelo menos desde o fim do século XVIII, trazendo pontos positivos como a competição econômica sadia entre países. Entretanto também trouxe pontos negativos, como a deflagração de conflitos bélicos. A compreensão de sua história e desdobramentos permite compreender com mais clareza o presente. Desta forma, esta monografia pretende analisar a utilização da ideologia nacionalista durante as reformas nas instituições de ensino brasileiras durante o primeiro governo de Getúlio Vargas, buscando, através da documentação primária e secundária, analisar como a escola se tornou uma ferramenta de desenvolvimento da consciência nacional brasileira.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleNacionalismo : a retórica nacionalista no sistema educacional brasileiro durante o governo de Getúlio Vargas (1930-1945)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2016-08-24T21:07:36Z-
dc.date.available2016-08-24T21:07:36Z-
dc.date.submitted2016-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/14332-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.subjectNacionalismopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectVargas, Getúlio, 1882 - 1954 - política e governopt_BR
dc.description.abstract1Nationalism is an ideology existent in world’s history at least since the end of the XVIII century, bringing positive sides, as economic competition between countries. Although it has brought negative sides too, as the deflagration of military conflicts. The comprehension of its history and development allows a more accurate comprehension of our present. Thus, this monography intends to analyze the use of nationalist ideology during the reforms on the Brazilian educational system during Getúlio Vargas first administration, looking, through primary and secondary documents, analyze how schools became a tool aiming the development of the Brazilian national conscience.pt_BR
Aparece na Coleção:Ciência Política - Graduação



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