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https://bdm.unb.br/handle/10483/14224
Título: | A relação entre a percepção de suporte à aprendizagem e crenças sobre o sistema de treinamento |
Autor(es): | Rodrigues, Barbara Elias |
Orientador(es): | Meneses, Pedro Paulo Murce |
Assunto: | Administração de pessoal Treinamento profissional Capacitação profissional |
Data de apresentação: | 30-Jun-2016 |
Data de publicação: | 19-Ago-2016 |
Referência: | RODRIGUES, Barbara Elias. A relação entre a percepção de suporte à aprendizagem e crenças sobre o sistema de treinamento. 2016. 57 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumo: | Com a expansão da importância da área de treinamento das organizações,
intensificou-se o interesse dos pesquisadores em investigar as percepções sobre os
sistemas de treinamento, desenvolvimento e educação e sobre o ambiente
organizacional. Assim, identificar essas percepções e desenvolver estratégias para
tentar gerenciá-las é importante para que as organizações de fato consigam aquilo
que esperam de suas ações de TD&E. O objetivo geral dessa pesquisa foi testar,
empiricamente, a relação entre as percepções de suporte à aprendizagem e as
crenças dos indivíduos a respeito do sistema de treinamento no âmbito de uma
Organização Pública.Para o alcance do objetivo proposto foi aplicado, junto aos
empregados, os instrumentos: Escala de Crenças sobre Treinamento – ECST e
Escala de Suporte à Aprendizagem. Com amostragem por conveniência foram
obtidos 95 questionários válidos. Para a compreensão dos dados foram utilizadas
análise estatística descritiva e análise correlacional. Os resultados demonstraram
que os empregados da Organização apresentam percepções favoráveis sobre o
suporte à aprendizagem, bem como crenças positivas sobre o sistema de
treinamento, porém as duas variáveis apresentam correlação positiva fraca,
podendo representar falhas no levantamento de necessidades de treinamento. As
limitações deste trabalho constituem-se na amostra reduzida a uma única
organização e o tipo de análise estatística utilizada. Para futuras investigações,
sugere-se a investigação da relação de variáveis sociodemográficas como preditoras
na percepção de suporte à aprendizagem e das crenças sobre o sistema de
treinamento, utilizando análises estatísticas mais robustas, e a ampliação da
amostra. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016. |
Aparece na Coleção: | Administração
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