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Título: Faculdade de Ceilândia : aspectos institucionais e pedagógicos de um projeto de expansão universitária
Autor(es): Lima, Esther Pinto
Orientador(es): Parreira, Clélia Maria de Sousa Ferreira
Assunto: Estudantes universitários - Saúde Coletiva
Universidades e faculdades - administração
Faculdade UnB Ceilândia (FCE)
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 19-Ago-2016
Referência: LIMA, Esther Pinto. Faculdade de Ceilândia: aspectos institucionais e pedagógicos de um projeto de expansão universitária. 2015. 60 f., il. Monografia (Bacharelado em Saúde Coletiva)—Universidade de Brasília, Ceilândia-DF, 2015.
Resumo: A compreensão da comunidade acadêmica, em especial os estudantes de graduação, no que se refere aos aspectos institucionais e pedagógicos que direcionam a gestão universitária da Universidade de Brasília (UnB), colabora para a participação e engajamento com os processos decisórios da Universidade. Nessa magnitude, esse estudo buscou estruturar um comparativo entre duas das espécies documentais que estruturam a gestão universitária da UnB, o Projeto Político Pedagógico Institucional (PPPI) da UnB e os Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) da Faculdade UnB Ceilândia (FCE), no tocante aos aspectos institucionais e pedagógicos semelhantes entre eles, com reconhecimento das especificidades de cada espécie documental Os princípios pedagógicos fundantes da UnB e da FCE, os aspectos pedagógicos comuns aos PPC da FCE e a vinculação entre a missão e os valores institucionais da UnB com os PCC da FCE foram os objetivos elencados. A coerência entre o PPPI da UnB e os PPC da FCE foi um ponto encontrado no decorrer do estudo e corroborou para a percepção de que a hierarquização entre os campi não deve ser creditada. Além disso, esse estudo potencializou a percepção acerca do poder de transformação que os Projetos Pedagógicos de Curso detêm na formação acadêmica, com ênfase para a graduação em saúde.
Abstract: The comprehension of the academic community, in special the graduating students, referring to the institutional and physiological aspects that guide the University of Brasilia (UnB) management, contributes to the participation and engagement with decision-making in the University. Consequently, the further study about the political, economic, social and historic conjuncture with which UnB is involved , interferer in the academic formation, with eminence to the health care area, given the need of professionals culturally and socially articulated with the population and the Sistema Único de Saúde (SUS), in the perspective of integrity. In this magnitude, this study searched to structure a comparison between two documentary species that structured the University management, UnB’s political pedagogic Institutional Project (PPPI) and UnB campus Ceilandia’s (FCE) Projects of Pedagogic Courses (PPC), regarding the institutional and pedagogic aspects similar between them, with recognition of each species documentary specifications. The complementarily between UnB’s PPI and FCE’s PPC was the found point in the elapse of the study and corroborated to the perception that act of hierarchizing between the campus should not be credited. Moreover, this study potentialized the around the power transformation that are the Pedagogic projects of the course detain an academic formation, with emphases to the Health care undergraduate Program.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Graduação em Saúde Coletiva, 2015.
Aparece na Coleção:Saúde Coletiva - Campus UnB Ceilândia



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