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https://bdm.unb.br/handle/10483/14193
Título: | Comparação entre os planetário Brasília - DF e Arapiraca - AL quanto a institucionalização do espaço à secretária de educação |
Autor(es): | Mathias, Washington de Silva |
Orientador(es): | Claudio, Gislâine Cardoso |
Assunto: | Aprendizagem Astronomia Ensino - ambientes informais Planetário |
Data de apresentação: | Jun-2016 |
Data de publicação: | 18-Ago-2016 |
Referência: | MATHIAS, Washington de Silva. Comparação entre os planetário Brasília- DF e Arapiraca- AL quanto a institucionalização do espaço à secretária de educação. 2016. 50 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) — Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2016. |
Resumo: | Os astros, planetas e o céu como um todo, despertam a curiosidade de muitas pessoas desde a antiguidade, sendo objeto de estudo de vários cientistas. Na atualidade não é diferente. Porém, as novas tecnologias aproximam as pessoas da realidade com uma imensa facilidade como no uso de telescópios superpotentes e também por simulação com uso de planetários. Este estudo visa observar a utilização deste ambiente em varias outras áreas das ciências. O trabalho científico evidenciou como um planetário vinculado a Secretaria de Educação proporciona um melhor aprendizado de ciências nos alunos visitantes. Foi realizado um comparativo com um Planetário não vinculado a Educação com um vinculado. Dentro desta pesquisa investigadora o acadêmico realizou uma visita ao local, aplicando questionários, entrevistas informais, vivenciando o seu objeto de estudo que são os Planetários de Brasília e o Planetário e Casa da Ciência Professor Jadson Carlos Amorim (Arapiraca Al) .O pesquisador teve a oportunidade de vivenciar o processo de ensino aprendizagem que acontece em um planetário que atua no sentido de mediar a educação formal. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Ciências Naturais, 2016. |
Aparece na Coleção: | Ciências Naturais
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