Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/14192
Título: | A interdisciplinaridade no ensino de ciências : uma investigação sobre a percepção dos professores |
Autor(es): | Barbosa, Wender de Sousa |
Orientador(es): | Silva, Delano Moody Simões da |
Assunto: | Ciências - estudo e ensino Interdisciplinaridade Professores - formação |
Data de apresentação: | Jun-2016 |
Data de publicação: | 18-Ago-2016 |
Referência: | BARBOSA, Wender de Sousa. A interdisciplinaridade no ensino de ciências: uma investigação sobre a percepção dos professores. 2016. 21 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2016. |
Resumo: | Esse trabalho teve como objetivo investigar a percepção de professores das séries finais do ensino fundamental acerca da interdisciplinaridade e suas funcionalidades dentro do Ensino de Ciências. O interesse por esse tema se deve à seguinte indagação: as dificuldades/limitações encontradas pelos professores no que diz respeito a interpretação e implementação de práticas interdisciplinares no Ensino de Ciências estão relacionadas às suas formações? Participaram dessa pesquisa 05 professores de Ciências Naturais de duas escolas públicas situadas na cidade de Planaltina-DF. Para conhecer a percepção dos professores a respeito da interdisciplinaridade e suas funcionalidades, foram realizadas entrevistas semiestruturadas individualmente. Este estudo demonstrou que a interdisciplinaridade é interpretada pelos professores de diferentes formas, não necessariamente associadas a um tema gerador de problemas, conforme mostra Fazenda (2005). No entanto, demonstrou também, que as experiências relatadas durante a formação não foram em sua maioria significativas, o que talvez, esteja dificultando sua aplicação na docência. Assim, este estudo traz como contribuição a indicação de cursos de formação continuada que visem o trabalho com enfoque em atividades interdisciplinares no Ensino de Ciências, haja vista a necessidade de se ampliar os conceitos e abordagens interdisciplinares pelos professores e diferentes maneiras de como atingir tais questões, uma vez que a sociedade se apresenta de forma interdisciplinar. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Ciências Naturais, 2016. |
Aparece na Coleção: | Ciências Naturais
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons