Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14192
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_WenderdeSousaBarbosa_tcc.pdf605,61 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSilva, Delano Moody Simões da-
dc.contributor.authorBarbosa, Wender de Sousa-
dc.identifier.citationBARBOSA, Wender de Sousa. A interdisciplinaridade no ensino de ciências: uma investigação sobre a percepção dos professores. 2016. 21 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2016.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Ciências Naturais, 2016.pt_BR
dc.description.abstractEsse trabalho teve como objetivo investigar a percepção de professores das séries finais do ensino fundamental acerca da interdisciplinaridade e suas funcionalidades dentro do Ensino de Ciências. O interesse por esse tema se deve à seguinte indagação: as dificuldades/limitações encontradas pelos professores no que diz respeito a interpretação e implementação de práticas interdisciplinares no Ensino de Ciências estão relacionadas às suas formações? Participaram dessa pesquisa 05 professores de Ciências Naturais de duas escolas públicas situadas na cidade de Planaltina-DF. Para conhecer a percepção dos professores a respeito da interdisciplinaridade e suas funcionalidades, foram realizadas entrevistas semiestruturadas individualmente. Este estudo demonstrou que a interdisciplinaridade é interpretada pelos professores de diferentes formas, não necessariamente associadas a um tema gerador de problemas, conforme mostra Fazenda (2005). No entanto, demonstrou também, que as experiências relatadas durante a formação não foram em sua maioria significativas, o que talvez, esteja dificultando sua aplicação na docência. Assim, este estudo traz como contribuição a indicação de cursos de formação continuada que visem o trabalho com enfoque em atividades interdisciplinares no Ensino de Ciências, haja vista a necessidade de se ampliar os conceitos e abordagens interdisciplinares pelos professores e diferentes maneiras de como atingir tais questões, uma vez que a sociedade se apresenta de forma interdisciplinar.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA interdisciplinaridade no ensino de ciências : uma investigação sobre a percepção dos professorespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2016-08-18T16:36:59Z-
dc.date.available2016-08-18T16:36:59Z-
dc.date.submitted2016-06-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/14192-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.subjectCiências - estudo e ensinopt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectProfessores - formaçãopt_BR
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons