Resumo: | Esse estudo teve como objetivo geral analisar quais são as necessidades de
treinamento dos funcionários da Secretaria de Gestão de Pessoas do Tribunal
Regional Federal da 1ª Região, aplicando um método prospectivo de Avaliação de
Necessidades de Treinamento (ANT). De acordo com pesquisas na área, o processo
de ANT não tem recebido a devida importância nos ambientes organizacionais.
Assim, essa pesquisa contribui tanto para o âmbito acadêmico, que carece de
abordagens metodológicas rigorosas, quanto para a compreensão da importância do
tema e da sua aplicação prática nas organizações. A realização do estudo foi
dividida em cinco etapas metodológicas principais (qualitativas e quantitativas):
grupo focal, construção do instrumento de ANT, entrevistas de validação, aplicação
do instrumento e análise dos dados. Durante o grupo focal, foi possível identificar e
descrever as competências necessárias aos funcionários da área estudada. Com as
informações obtidas no grupo focal, foi feita uma análise categorial temática e, a
partir daí, foram descritas quatro categorias de competências e 30 itens que as
operacionalizavam. Estes resultados foram utilizados para compor a primeira versão
do instrumento de ANT, que, posteriormente, passou por entrevistas de validação a
fim de adaptar ao máximo seu conteúdo ao contexto organizacional. A versão final
do instrumento, contendo 42 indicadores de competências, foi aplicada em 34
servidores. Os dados foram analisados por meio do Statistical Package for the Social
Sciences (SPSS), gerando estatísticas descritivas, como, por exemplo, média,
frequência, desvio-padrão, além do índice de necessidades de treinamento (INT). Os
resultados da pesquisa mostraram que existem lacunas tanto coletivas quanto
individuais e, por isso, devem ser criadas estratégias diferentes para que o Tribunal
possa suprir essas necessidades de treinamento, levando em consideração sua
magnitude e sua relação com a estratégia institucional. O método utilizado no estudo
foi pertinente para a condução da pesquisa e teve utilidade para o alcance dos
objetivos propostos, permitindo investigar empiricamente lacunas de competências
e, assim, fornecendo importantes insumos para a organização desenvolver ações
instrucionais pertinentes. Como agenda de pesquisa, sugere-se realizar estudos
mais amplos a fim de abranger contextos diferentes e não a realidade de apenas
uma organização, lançando mão também de dados inferenciais e não apenas
descritivos, para investigar a relação entre lacunas de competências e eventuais
variáveis ambientais, relacionadas à estratégia da organização. |