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Título: Adequação da imagem de paratletas para uso em endosso publicitário
Autor(es): Souza, Bárbara Rodrigues de
Orientador(es): Porto, Rafael Barreiros
Assunto: Endosso publicitário
Pessoas com deficiência física - paratletas
Marketing - estratégias
Data de apresentação: 22-Jun-2016
Data de publicação: 16-Ago-2016
Referência: SOUZA, Bárbara Rodrigues de. Adequação da imagem de paratletas para uso em endosso publicitário. 2016. 74 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Endosso publicitário é a utilização da imagem de uma pessoa em publicidade de bens de consumo. Este trabalho investigou a associação entre imagens de paratletas e a adequação de produtos para uso em endosso publicitário. Realizou-se um experimento utilizando como endossantes quatro paratletas, que representavam graus de atratividade e popularidade distintos. Cada um deles teve sua imagem manipulada, por meio de um corte, de forma a omitir a deficiência física. Primeiramente questionou-se o quão adequada a imagem com a deficiência oculta era para utilização na publicidade de diferentes segmentos de produtos. Em seguida foi feito o mesmo questionamento com base na imagem com a deficiência física aparente. A partir disso obteve-se como principal resultado que a exposição da deficiência física altera a percepção da adequação para uso em anúncios publicitários de determinados produtos, em especial os produtos para deficientes e os relacionados ao esporte. Contudo, a presença da deficiência pouco impacta a relação, visto que as grandes mudanças nas respostas surgem quando a deficiência é analisada combinada às características de popularidade e atratividade dos paratletas. Mesmo deparando-se com endossantes deficientes, que não se encaixam no padrão publicitário de corpo perfeito, o consumidor ainda sim é influenciado principalmente pela atratividade e popularidade. Ao optar pelo uso da imagem de paratletas, as marcas devem prezar pelos mais atraentes e populares, representando, preferencialmente, produtos diretamente relacionados à deficiência física ou ao esporte. A pesquisa pode auxiliar as marcas a trabalharem o paradesporto como produto comercial capaz de gerar vantagem competitiva, e não apenas pelos viés de inclusão social e filantropia.
Abstract: Endorsement advertising is the use of the image of a person in consumer goods advertising. This study investigated the association between disabled athletes pictures and products adequacy for use in advertising endorsement. An experiment was made using as endorsers four disabled athletes, representing distinct degrees of attractiveness and popularity. Each one had their image manipulated by a cut, in order to omit the physical disability. First, was questioned how appropriate was the image with the hidden disability to be used in advertising for different segments of product. Then the same question was applied, based on the image with the apparent physical disability. From this, the result obtained was that physical disability exposure changes the perception of the adequacy of images for use in advertisements for certain product groups, particularly the ones related to disabled and sports. However, the presence of disability little impacts the relationship, since the major changes in responses arise when disability is analyzed combined with popularity and attractiveness characteristics of disables athletes. Even encountering disabled endorsers, who do not fit the perfect body advertising standard, consumers still mainly influenced by attractiveness and popularity. By opting for the use of disabled athletes image, brands should focus on most attractive and popular ones, representing, preferably, products directly related to physical disability or sport. This research can help brands to work the parasport as a commercial product able to generate competitive advantage, and not only by the bias of social inclusion and philanthropy.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.
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