Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Porto, Rafael Barreiros | - |
dc.contributor.author | Souza, Bárbara Rodrigues de | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Bárbara Rodrigues de. Adequação da imagem de paratletas para uso em endosso publicitário. 2016. 74 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | Endosso publicitário é a utilização da imagem de uma pessoa em publicidade
de bens de consumo. Este trabalho investigou a associação entre imagens de
paratletas e a adequação de produtos para uso em endosso publicitário.
Realizou-se um experimento utilizando como endossantes quatro paratletas,
que representavam graus de atratividade e popularidade distintos. Cada um
deles teve sua imagem manipulada, por meio de um corte, de forma a omitir a
deficiência física. Primeiramente questionou-se o quão adequada a imagem
com a deficiência oculta era para utilização na publicidade de diferentes
segmentos de produtos. Em seguida foi feito o mesmo questionamento com
base na imagem com a deficiência física aparente. A partir disso obteve-se
como principal resultado que a exposição da deficiência física altera a
percepção da adequação para uso em anúncios publicitários de determinados
produtos, em especial os produtos para deficientes e os relacionados ao
esporte. Contudo, a presença da deficiência pouco impacta a relação, visto
que as grandes mudanças nas respostas surgem quando a deficiência é
analisada combinada às características de popularidade e atratividade dos
paratletas. Mesmo deparando-se com endossantes deficientes, que não se
encaixam no padrão publicitário de corpo perfeito, o consumidor ainda sim é
influenciado principalmente pela atratividade e popularidade. Ao optar pelo
uso da imagem de paratletas, as marcas devem prezar pelos mais atraentes e
populares, representando, preferencialmente, produtos diretamente
relacionados à deficiência física ou ao esporte. A pesquisa pode auxiliar as
marcas a trabalharem o paradesporto como produto comercial capaz de gerar
vantagem competitiva, e não apenas pelos viés de inclusão social e filantropia. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Adequação da imagem de paratletas para uso em endosso publicitário | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-08-16T19:24:39Z | - |
dc.date.available | 2016-08-16T19:24:39Z | - |
dc.date.submitted | 2016-06-22 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/14147 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.subject | Endosso publicitário | pt_BR |
dc.subject | Pessoas com deficiência física - paratletas | pt_BR |
dc.subject | Marketing - estratégias | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Endorsement advertising is the use of the image of a person in consumer
goods advertising. This study investigated the association between disabled
athletes pictures and products adequacy for use in advertising endorsement.
An experiment was made using as endorsers four disabled athletes,
representing distinct degrees of attractiveness and popularity. Each one had
their image manipulated by a cut, in order to omit the physical disability. First,
was questioned how appropriate was the image with the hidden disability to
be used in advertising for different segments of product. Then the same
question was applied, based on the image with the apparent physical disability.
From this, the result obtained was that physical disability exposure changes
the perception of the adequacy of images for use in advertisements for certain
product groups, particularly the ones related to disabled and sports. However,
the presence of disability little impacts the relationship, since the major
changes in responses arise when disability is analyzed combined with
popularity and attractiveness characteristics of disables athletes. Even
encountering disabled endorsers, who do not fit the perfect body advertising
standard, consumers still mainly influenced by attractiveness and popularity.
By opting for the use of disabled athletes image, brands should focus on most
attractive and popular ones, representing, preferably, products directly related
to physical disability or sport. This research can help brands to work the
parasport as a commercial product able to generate competitive advantage,
and not only by the bias of social inclusion and philanthropy. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Administração
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