Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14099
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_LeonardoFerreiraPrado.pdf386,41 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Efetividade de um programa de fidelização no mercado de cartões de crédito
Autor(es): Prado, Leonardo Ferreira
Orientador(es): Borges, Carla Peixoto
Assunto: Cartões de crédito
Fidelização de clientes
Comportamento do consumidor
Marketing de relacionamento
Data de apresentação: 30-Jun-2016
Data de publicação: 12-Ago-2016
Referência: PRADO, Leonardo Ferreira. Efetividade de um programa de fidelização no mercado de cartões de crédito. 2016. 41 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Os programas de fidelização ganharam importância com o desenvolvimento do marketing de relacionamento e da consequente alteração dos esforços nessa área, que passaram a focar o cliente. Nesse contexto, bancos emissores de cartões de crédito utilizaram esse mecanismo para tentar criar diferenciais em seus produtos e se manter em um mercado altamente regulado e competitivo. Nos últimos anos esses programas tornaram-se commodities no mercado de cartões, sendo uma das maiores linhas de investimento do negócio, entretanto a efetividade dos mesmos ainda é alvo de discussão tanto acadêmica, quanto gerencial. Sendo assim, buscouse neste trabalho, analisar o efeito do cadastro no programa de pontos e do volume de pontos resgatados sobre o consumo com o cartão e de retenção do cliente (cancelar ou não o cartão no período analisado). Utilizando dados secundários extraídos da ferramenta de Business Intelligence de um banco comercial privado especializado no atendimento a cooperativas de crédito, as variáveis foram analisadas por meio do modelo linear generalizado e da regressão logística. Os resultados sugerem que clientes que participam do programa tendem a consumir mais, quando comparados aos que não participam e permanecer com o produto sem cancelá-lo. A variável volume de pontos resgatados, no entanto, não apontou efeitos relevantes.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons