Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Borges, Carla Peixoto | - |
dc.contributor.author | Prado, Leonardo Ferreira | - |
dc.identifier.citation | PRADO, Leonardo Ferreira. Efetividade de um programa de fidelização no mercado de cartões de crédito. 2016. 41 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | Os programas de fidelização ganharam importância com o desenvolvimento
do marketing de relacionamento e da consequente alteração dos esforços nessa
área, que passaram a focar o cliente. Nesse contexto, bancos emissores de cartões
de crédito utilizaram esse mecanismo para tentar criar diferenciais em seus produtos
e se manter em um mercado altamente regulado e competitivo. Nos últimos anos
esses programas tornaram-se commodities no mercado de cartões, sendo uma das
maiores linhas de investimento do negócio, entretanto a efetividade dos mesmos
ainda é alvo de discussão tanto acadêmica, quanto gerencial. Sendo assim, buscouse
neste trabalho, analisar o efeito do cadastro no programa de pontos e do volume
de pontos resgatados sobre o consumo com o cartão e de retenção do cliente
(cancelar ou não o cartão no período analisado). Utilizando dados secundários
extraídos da ferramenta de Business Intelligence de um banco comercial privado
especializado no atendimento a cooperativas de crédito, as variáveis foram
analisadas por meio do modelo linear generalizado e da regressão logística. Os
resultados sugerem que clientes que participam do programa tendem a consumir
mais, quando comparados aos que não participam e permanecer com o produto sem
cancelá-lo. A variável volume de pontos resgatados, no entanto, não apontou efeitos
relevantes. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Efetividade de um programa de fidelização no mercado de cartões de crédito | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-08-12T13:43:01Z | - |
dc.date.available | 2016-08-12T13:43:01Z | - |
dc.date.submitted | 2016-06-30 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/14099 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.subject | Cartões de crédito | pt_BR |
dc.subject | Fidelização de clientes | pt_BR |
dc.subject | Comportamento do consumidor | pt_BR |
dc.subject | Marketing de relacionamento | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Administração
|