Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14075
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_LuizFellypeGoisdeMendonca.pdf645,99 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Realidade das guitarristas de rock : uma entrevista com quatro mulheres guitarristas do Distrito Federal
Autor(es): Mendonça, Luiz Fellype Gois de
Orientador(es): Queiroz, Alexei Alves de
Assunto: Mulheres na arte
Guitarra
Rock
Música - sexismo
Discriminação de sexo contra as mulheres
Mulheres na música
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 11-Ago-2016
Referência: MENDONÇA, Luiz Fellype Gois de. Realidade das guitarristas de rock: uma entrevista com quatro mulheres guitarristas do Distrito Federal. 2016. 47 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Diante da minha vivência e impressões pessoais a respeito da cena feminina de rock, e com base na relevância das questões sociais que envolvem esse tema, optou-se por investigar algumas das motivações e dificuldades encontradas por guitarristas mulheres do Distrito Federal (DF). Para tanto, utilizou-se como ferramenta teórica norteadora a pesquisa How Woman Become Rock Musicians de Mavis Bayton. Com isso, pretendeu-se avaliar alguns dos fatores mencionados pela autora, bem como verificar a relação desses com a realidade das guitarristas do DF, atualmente. Buscou-se ainda analisar as possíveis mudanças ocorridas desde a época da realização do mencionado trabalho. A metodologia empregada consistiu na realização de entrevistas semiestruturadas com quatro guitarristas mulheres do DF, tendo como foco a abordagem das categorias: apoio dos pais; menina-moleque; fã; modelo/ídolo; condições de trabalho; feminismo; e assédio/sexismo. A partir da presente análise foi possível traçar alguns dos aspectos determinantes para inserção das mulheres na cena musical do rock, bem como concluir que dentre as categorias que contribuem negativamente para o déficit de mulheres nesse meio, o sexismo se destaca, visto perpassar de uma forma ou de outra todos os demais.
Abstract: On my experience and personal impressions of the female rock scene, and based on the relevance of social issues surrounding this subject, it was decided to investigate some of the motivations and difficulties founded by women guitarists of Distrito Federal (DF). Therefore, was used as a guiding tool the research How Woman Become Rock Musicians by Mavis Bayton. The intention was to evaluate some of the factors mentioned by the author, and to verify the relationship of these with the reality of the DF’s female guitarists nowadays. It sought to further examine possible changes since the time of the realization of that work. The methodology consisted of semi-structured interviews with four women guitarists of DF, with focus on addressing the factors: parental support; tomboy; fan; model/idol; work conditions; feminism; and harassment/sexism. From this analysis it was possible to trace some of the key aspects for women's inclusion in the rock music scene and concluded that among the factors that negatively contribute to the deficit of women in that environment, sexism stands out, as pervade in a way or another all others.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2016.
Aparece na Coleção:Música



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons