Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14075
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_LuizFellypeGoisdeMendonca.pdf645,99 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorQueiroz, Alexei Alves de-
dc.contributor.authorMendonça, Luiz Fellype Gois de-
dc.identifier.citationMENDONÇA, Luiz Fellype Gois de. Realidade das guitarristas de rock: uma entrevista com quatro mulheres guitarristas do Distrito Federal. 2016. 47 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2016.pt_BR
dc.description.abstractDiante da minha vivência e impressões pessoais a respeito da cena feminina de rock, e com base na relevância das questões sociais que envolvem esse tema, optou-se por investigar algumas das motivações e dificuldades encontradas por guitarristas mulheres do Distrito Federal (DF). Para tanto, utilizou-se como ferramenta teórica norteadora a pesquisa How Woman Become Rock Musicians de Mavis Bayton. Com isso, pretendeu-se avaliar alguns dos fatores mencionados pela autora, bem como verificar a relação desses com a realidade das guitarristas do DF, atualmente. Buscou-se ainda analisar as possíveis mudanças ocorridas desde a época da realização do mencionado trabalho. A metodologia empregada consistiu na realização de entrevistas semiestruturadas com quatro guitarristas mulheres do DF, tendo como foco a abordagem das categorias: apoio dos pais; menina-moleque; fã; modelo/ídolo; condições de trabalho; feminismo; e assédio/sexismo. A partir da presente análise foi possível traçar alguns dos aspectos determinantes para inserção das mulheres na cena musical do rock, bem como concluir que dentre as categorias que contribuem negativamente para o déficit de mulheres nesse meio, o sexismo se destaca, visto perpassar de uma forma ou de outra todos os demais.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleRealidade das guitarristas de rock : uma entrevista com quatro mulheres guitarristas do Distrito Federalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2016-08-11T18:12:59Z-
dc.date.available2016-08-11T18:12:59Z-
dc.date.submitted2016-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/14075-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.subjectMulheres na artept_BR
dc.subjectGuitarrapt_BR
dc.subjectRockpt_BR
dc.subjectMúsica - sexismopt_BR
dc.subjectDiscriminação de sexo contra as mulherespt_BR
dc.subjectMulheres na músicapt_BR
dc.description.abstract1On my experience and personal impressions of the female rock scene, and based on the relevance of social issues surrounding this subject, it was decided to investigate some of the motivations and difficulties founded by women guitarists of Distrito Federal (DF). Therefore, was used as a guiding tool the research How Woman Become Rock Musicians by Mavis Bayton. The intention was to evaluate some of the factors mentioned by the author, and to verify the relationship of these with the reality of the DF’s female guitarists nowadays. It sought to further examine possible changes since the time of the realization of that work. The methodology consisted of semi-structured interviews with four women guitarists of DF, with focus on addressing the factors: parental support; tomboy; fan; model/idol; work conditions; feminism; and harassment/sexism. From this analysis it was possible to trace some of the key aspects for women's inclusion in the rock music scene and concluded that among the factors that negatively contribute to the deficit of women in that environment, sexism stands out, as pervade in a way or another all others.pt_BR
Aparece na Coleção:Música



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons