Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Queiroz, Alexei Alves de | - |
dc.contributor.author | Mendonça, Luiz Fellype Gois de | - |
dc.identifier.citation | MENDONÇA, Luiz Fellype Gois de. Realidade das guitarristas de rock: uma entrevista com quatro mulheres guitarristas do Distrito Federal. 2016. 47 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | Diante da minha vivência e impressões pessoais a respeito da cena feminina de
rock, e com base na relevância das questões sociais que envolvem esse tema,
optou-se por investigar algumas das motivações e dificuldades encontradas por
guitarristas mulheres do Distrito Federal (DF). Para tanto, utilizou-se como
ferramenta teórica norteadora a pesquisa How Woman Become Rock Musicians de
Mavis Bayton. Com isso, pretendeu-se avaliar alguns dos fatores mencionados pela
autora, bem como verificar a relação desses com a realidade das guitarristas do DF,
atualmente. Buscou-se ainda analisar as possíveis mudanças ocorridas desde a
época da realização do mencionado trabalho. A metodologia empregada consistiu
na realização de entrevistas semiestruturadas com quatro guitarristas mulheres do
DF, tendo como foco a abordagem das categorias: apoio dos pais; menina-moleque;
fã; modelo/ídolo; condições de trabalho; feminismo; e assédio/sexismo. A partir da
presente análise foi possível traçar alguns dos aspectos determinantes para
inserção das mulheres na cena musical do rock, bem como concluir que dentre as
categorias que contribuem negativamente para o déficit de mulheres nesse meio, o
sexismo se destaca, visto perpassar de uma forma ou de outra todos os demais. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Realidade das guitarristas de rock : uma entrevista com quatro mulheres guitarristas do Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-08-11T18:12:59Z | - |
dc.date.available | 2016-08-11T18:12:59Z | - |
dc.date.submitted | 2016 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/14075 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.subject | Mulheres na arte | pt_BR |
dc.subject | Guitarra | pt_BR |
dc.subject | Rock | pt_BR |
dc.subject | Música - sexismo | pt_BR |
dc.subject | Discriminação de sexo contra as mulheres | pt_BR |
dc.subject | Mulheres na música | pt_BR |
dc.description.abstract1 | On my experience and personal impressions of the female rock scene, and based on
the relevance of social issues surrounding this subject, it was decided to investigate
some of the motivations and difficulties founded by women guitarists of Distrito
Federal (DF). Therefore, was used as a guiding tool the research How Woman
Become Rock Musicians by Mavis Bayton. The intention was to evaluate some of the
factors mentioned by the author, and to verify the relationship of these with the reality
of the DF’s female guitarists nowadays. It sought to further examine possible
changes since the time of the realization of that work. The methodology consisted of
semi-structured interviews with four women guitarists of DF, with focus on addressing
the factors: parental support; tomboy; fan; model/idol; work conditions; feminism; and
harassment/sexism. From this analysis it was possible to trace some of the key
aspects for women's inclusion in the rock music scene and concluded that among the
factors that negatively contribute to the deficit of women in that environment, sexism
stands out, as pervade in a way or another all others. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Música
|