Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14010
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_FabiannaKamillaLopesBarbosa.pdf243,88 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Pedagogia da escuta como potencializadora da vivência do processo colaborativo por alunos-atores
Autor(es): Barbosa, Fabianna Kamilla Lopes
Orientador(es): Veloso, Jorge das Graças
Assunto: Teatro - processo coletivo
Teatro de grupo
Criação coletiva
Pedagogia da escuta
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 8-Ago-2016
Referência: BARBOSA, Fabianna Kamilla Lopes. Pedagogia da escuta como potencializadora da vivência do processo colaborativo por alunos-atores. 2016. 31 f. Monografia (Licenciatura em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O presente texto é uma reflexão sobre como a pedagogia da escuta, aplicada em alunos-atores, pode contribuir para a concepção de um espetáculo teatral nos moldes do processo colaborativo. Primeiramente, é feita uma aproximação das considerações sobre o que seria pedagogia da escuta, e discute-se como essa prática pode também habilitar os alunos a ouvirem. Em seguida, é feito um panorama sobre processo colaborativo e sua história no Brasil. Para finalizar, por se tratar de uma pesquisa teórico-prática, demonstra-se como foi a concepção coletiva do espetáculo Tem Wifi? Esse espetáculo foi montado no ano de 2015, num curso para atores iniciantes, promovido pelo Instituto Fabianna Kami na cidade de Brasília. O curso teve duração de oito meses, e, foi dividido em dois momentos, quatro meses de oficina e quatro de montagem.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Departamento de Artes, 2016.
Aparece na Coleção:Artes Cênicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons