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Título: Avaliação da qualidade da informação disponibilizada nos sistemas de internet banking na ótica de usuários
Autor(es): Mesquita, João Victor Pinheiro
Orientador(es): Farias, Josivania Silva
Assunto: Bancos - automação
Assunto: Clientes - relacionamento
Bancos - sistemas de comunicação
Data de apresentação: 27-Jun-2016
Data de publicação: 3-Ago-2016
Referência: MESQUITA, João Victor Pinheiro. Avaliação da qualidade da informação disponibilizada nos sistemas de internet banking na ótica de usuários. 2016. 56 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: A Internet e o Mobile Banking se tornaram os principais canais de acesso aos serviços bancários, sendo um canal de relacionamento entre bancos e clientes, fornecendo informações que baseiam decisões diárias das pessoas. Esta pesquisa teve como objetivo, avaliar a Qualidade da Informação (QI) disponibilizada por sistemas de Internet Banking na percepção de seus usuários. Esta pesquisa foi realizada em duas etapas, por meio de dois surveys, na primeira etapa, a amostra foi composta por 106 participantes e após a análise foram selecionadas as 5 dimensões mais importantes para avaliação da Qualidade da Informação aplicadas no contexto de Internet Banking e na segunda etapa, também por meio de um survey, foi utilizado uma adaptação do modelo AIMQ para avaliação da Qualidade da Informação, no qual a mostra foi composta por 201 usuários de Internet Banking. Constatou-se que o Internet Banking possui uma elevada Qualidade da Informação, atingindo a pontuação global de 6,04 de um máximo de 7 e o mínimo de 1, além de atingir uma elevada pontuação no contexto global, todas as dimensões também obtiveram médias próximas da avaliação máxima. Ainda, analisando a avaliação da Qualidade da Informação conforme o perfil do usuário identificou-se diferenças significativas nas avaliações, quanto a gênero masculino e a dimensão credibilidade, o fato do cliente possuir conta “diferenciada” e a QI global, Livre de Erros e Credibilidade, e também, entre frequência de uso e a QI global. Entretanto, no contexto geral, pode-se afirmar que as diferenças identificadas foram de baixa intensidade. Sendo assim, fica demonstrada a capacidade da Qualidade da Informação ofertada de atender uma grande diversidade de características de seus usuários. Levando-se em consideração a crescente relevância desses canais de relacionamento no cenário bancário atual, além dos números expressivos referentes aos valores investidos em Tecnologia da Informação, os resultados desta pesquisa convergem para o atendimento da expectativa do fornecimento de alta Qualidade da Informação nesse canal de autosserviço. Desta forma, esta pesquisa, além de fornecer uma percepção geral sobre a atitude de clientes bancários, pretende contribuir para o meio acadêmico, sobretudo ao estudo da Qualidade da Informação aplicado aos sistemas de Internet Banking.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.
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