Resumo: | A Internet e o Mobile Banking se tornaram os principais canais de acesso aos
serviços bancários, sendo um canal de relacionamento entre bancos e clientes,
fornecendo informações que baseiam decisões diárias das pessoas. Esta pesquisa
teve como objetivo, avaliar a Qualidade da Informação (QI) disponibilizada por
sistemas de Internet Banking na percepção de seus usuários. Esta pesquisa foi
realizada em duas etapas, por meio de dois surveys, na primeira etapa, a amostra
foi composta por 106 participantes e após a análise foram selecionadas as 5
dimensões mais importantes para avaliação da Qualidade da Informação aplicadas
no contexto de Internet Banking e na segunda etapa, também por meio de um
survey, foi utilizado uma adaptação do modelo AIMQ para avaliação da Qualidade
da Informação, no qual a mostra foi composta por 201 usuários de Internet Banking.
Constatou-se que o Internet Banking possui uma elevada Qualidade da Informação,
atingindo a pontuação global de 6,04 de um máximo de 7 e o mínimo de 1, além de
atingir uma elevada pontuação no contexto global, todas as dimensões também
obtiveram médias próximas da avaliação máxima. Ainda, analisando a avaliação da
Qualidade da Informação conforme o perfil do usuário identificou-se diferenças
significativas nas avaliações, quanto a gênero masculino e a dimensão credibilidade,
o fato do cliente possuir conta “diferenciada” e a QI global, Livre de Erros e
Credibilidade, e também, entre frequência de uso e a QI global. Entretanto, no
contexto geral, pode-se afirmar que as diferenças identificadas foram de baixa
intensidade. Sendo assim, fica demonstrada a capacidade da Qualidade da
Informação ofertada de atender uma grande diversidade de características de seus
usuários. Levando-se em consideração a crescente relevância desses canais de
relacionamento no cenário bancário atual, além dos números expressivos referentes
aos valores investidos em Tecnologia da Informação, os resultados desta pesquisa
convergem para o atendimento da expectativa do fornecimento de alta Qualidade da
Informação nesse canal de autosserviço. Desta forma, esta pesquisa, além de
fornecer uma percepção geral sobre a atitude de clientes bancários, pretende
contribuir para o meio acadêmico, sobretudo ao estudo da Qualidade da Informação
aplicado aos sistemas de Internet Banking. |