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Título: O efeito dos indicadores de trade marketing no desempenho de marcas da categoria de bebidas energéticas
Autor(es): Raad, Mikhael Nizar
Orientador(es): Porto, Rafael Barreiros
Assunto: Comércio varejista
Vendas
Marketing
Data de apresentação: 22-Jun-2016
Data de publicação: 3-Ago-2016
Referência: RAAD, Mikhael Nizar. O efeito dos indicadores de trade marketing no desempenho de marcas da categoria de bebidas energéticas. 2016. 61 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Pesquisadores demonstram muitas formas de trabalhar estratégias do marketing mix para obter ganhos de performance em vendas, mas como combiná-las, de modo a orientar a prioridade de esforços nas estratégias que mais impactem o desempenho das marcas, é algo ainda pouco explorado na academia. Tais estudos geralmente têm dificuldade em generalizar seus resultados para as indústrias fabricantes, por restringir-se a um nível de análise de um grupo de consumidores ou poucas lojas varejistas, ou em propor previsões de venda, por investigar de forma isolada poucos indicadores comerciais estratégicos. Tendo o contexto do marketing comercial das indústrias de bens de consumo, este trabalho investigou o impacto de trade marketing no varejo sobre a participação de mercado ddaes mesatrrcaatésg idaas categoria de bebidas energéticas de uma região. Para tanto foi realizado um estudo cqoumas ein feoxrpmeariçmõeens tadle c ionmdi cbaadsoer eesm d eda tdraodse d me aurmkeat ienmg pdree s9a m daer cpaess qdueis ean deerg méteicrocsa daoo, longo de 29 meses. O efeito na participação de mercado foi analisado em duas perspectivas, estruturando uma equação que explicasse o desempenho de um produto e de cada marca comercializada no período. Em geral, os resultados indicaram que as participações de mercado em volume e em valor vendido são influenciadas positivamente pelos mesmos indicadores, mudando, em alguns casos, soo gbrraeu t raded ei mmpaorrkteâtnincgia ed ed ecsaedmap epnrehdoi todre. mOa trrcaabsa, lhcoo nfcoiil iadnisdcou tcidoon càe itlousz ed ea ctheoadrioass que estruturam padrões de mercado.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.
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