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https://bdm.unb.br/handle/10483/13944
Título: | Influência da qualidade percebida na lealdade dos consumidores de serviços de salão de beleza |
Autor(es): | Ursulino, Matheus Augusto Aguiar |
Orientador(es): | Watanabe, Eluiza Alberto de Morais |
Assunto: | Consumidores - preferência Clientes - lealdade Qualidade nos serviços |
Data de apresentação: | 23-Jun-2016 |
Data de publicação: | 2-Ago-2016 |
Referência: | URSULINO, Matheus Augusto Aguiar. Influência da qualidade percebida na lealdade dos consumidores de serviços de salão de beleza. 2016. 50 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumo: | O crescimento constante do setor de serviços, mais especificamente dos serviços de
salões de beleza, exige que os gestores obtenham maior conhecimento sobre o
comportamento dos consumidores para que possam se posicionar contra a
concorrência. Tendo isso em vista, essa pesquisa teve como objetivo avaliar o grau
de influência da qualidade percebida na lealdade do consumidor de serviços de salões
de beleza. Inicialmente, realizou-se uma revisão teórica dos temas qualidade
percebida e lealdade. A fim de alcançar os objetivos propostos foram coletados dados
por meio de um questionário estruturado online por intermédio da plataforma Google
Docs, aplicado a 312 mulheres escolhidas por conveniência, ou seja, de forma não
probabilística. A pesquisa foi de natureza descritiva, quantitativa e com um corte
transversal. Primeiramente, os dados passaram por uma análise descritiva. Em
seguida, as escalas de qualidade percebida e lealdade foram analisadas pela Análise
Fatorial Confirmatória separadamente. Por último, o modelo estrutural foi testado
relacionando as variáveis qualidade percebida e a lealdade por meio da Análise de
Caminhos. Os resultados sugerem que a qualidade percebida prediz a lealdade em
64% para consumidores de serviços de salão de beleza. As 3 dimensões que mais
influenciam a lealdade dos consumidores desse tipo de serviço são: segurança,
empatia e tangibilidade, nessa ordem. Concluiu-se que quanto maior for a percepção
do cliente da qualidade do serviço, maior será sua propensão a ser leal a um salão de
beleza. A pesquisa contribui para o aprofundamento do estudo da influência da
qualidade percebida na lealdade do consumidor de salões de beleza. Sugere-se que
sejam realizadas novas pesquisas com uma coleta de dados de forma probabilística
e que sejam analisadas a influência de outras variáveis, como a satisfação, na
lealdade deste tipo consumidor. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016. |
Aparece na Coleção: | Administração
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