Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13944
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_MatheusAugustoAguiarUrsulino.pdf834,68 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorWatanabe, Eluiza Alberto de Morais-
dc.contributor.authorUrsulino, Matheus Augusto Aguiar-
dc.identifier.citationURSULINO, Matheus Augusto Aguiar. Influência da qualidade percebida na lealdade dos consumidores de serviços de salão de beleza. 2016. 50 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.pt_BR
dc.description.abstractO crescimento constante do setor de serviços, mais especificamente dos serviços de salões de beleza, exige que os gestores obtenham maior conhecimento sobre o comportamento dos consumidores para que possam se posicionar contra a concorrência. Tendo isso em vista, essa pesquisa teve como objetivo avaliar o grau de influência da qualidade percebida na lealdade do consumidor de serviços de salões de beleza. Inicialmente, realizou-se uma revisão teórica dos temas qualidade percebida e lealdade. A fim de alcançar os objetivos propostos foram coletados dados por meio de um questionário estruturado online por intermédio da plataforma Google Docs, aplicado a 312 mulheres escolhidas por conveniência, ou seja, de forma não probabilística. A pesquisa foi de natureza descritiva, quantitativa e com um corte transversal. Primeiramente, os dados passaram por uma análise descritiva. Em seguida, as escalas de qualidade percebida e lealdade foram analisadas pela Análise Fatorial Confirmatória separadamente. Por último, o modelo estrutural foi testado relacionando as variáveis qualidade percebida e a lealdade por meio da Análise de Caminhos. Os resultados sugerem que a qualidade percebida prediz a lealdade em 64% para consumidores de serviços de salão de beleza. As 3 dimensões que mais influenciam a lealdade dos consumidores desse tipo de serviço são: segurança, empatia e tangibilidade, nessa ordem. Concluiu-se que quanto maior for a percepção do cliente da qualidade do serviço, maior será sua propensão a ser leal a um salão de beleza. A pesquisa contribui para o aprofundamento do estudo da influência da qualidade percebida na lealdade do consumidor de salões de beleza. Sugere-se que sejam realizadas novas pesquisas com uma coleta de dados de forma probabilística e que sejam analisadas a influência de outras variáveis, como a satisfação, na lealdade deste tipo consumidor.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleInfluência da qualidade percebida na lealdade dos consumidores de serviços de salão de belezapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2016-08-02T15:25:33Z-
dc.date.available2016-08-02T15:25:33Z-
dc.date.submitted2016-06-23-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/13944-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.subjectConsumidores - preferênciapt_BR
dc.subjectClientes - lealdadept_BR
dc.subjectQualidade nos serviçospt_BR
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons