Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Watanabe, Eluiza Alberto de Morais | - |
dc.contributor.author | Ursulino, Matheus Augusto Aguiar | - |
dc.identifier.citation | URSULINO, Matheus Augusto Aguiar. Influência da qualidade percebida na lealdade dos consumidores de serviços de salão de beleza. 2016. 50 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | O crescimento constante do setor de serviços, mais especificamente dos serviços de
salões de beleza, exige que os gestores obtenham maior conhecimento sobre o
comportamento dos consumidores para que possam se posicionar contra a
concorrência. Tendo isso em vista, essa pesquisa teve como objetivo avaliar o grau
de influência da qualidade percebida na lealdade do consumidor de serviços de salões
de beleza. Inicialmente, realizou-se uma revisão teórica dos temas qualidade
percebida e lealdade. A fim de alcançar os objetivos propostos foram coletados dados
por meio de um questionário estruturado online por intermédio da plataforma Google
Docs, aplicado a 312 mulheres escolhidas por conveniência, ou seja, de forma não
probabilística. A pesquisa foi de natureza descritiva, quantitativa e com um corte
transversal. Primeiramente, os dados passaram por uma análise descritiva. Em
seguida, as escalas de qualidade percebida e lealdade foram analisadas pela Análise
Fatorial Confirmatória separadamente. Por último, o modelo estrutural foi testado
relacionando as variáveis qualidade percebida e a lealdade por meio da Análise de
Caminhos. Os resultados sugerem que a qualidade percebida prediz a lealdade em
64% para consumidores de serviços de salão de beleza. As 3 dimensões que mais
influenciam a lealdade dos consumidores desse tipo de serviço são: segurança,
empatia e tangibilidade, nessa ordem. Concluiu-se que quanto maior for a percepção
do cliente da qualidade do serviço, maior será sua propensão a ser leal a um salão de
beleza. A pesquisa contribui para o aprofundamento do estudo da influência da
qualidade percebida na lealdade do consumidor de salões de beleza. Sugere-se que
sejam realizadas novas pesquisas com uma coleta de dados de forma probabilística
e que sejam analisadas a influência de outras variáveis, como a satisfação, na
lealdade deste tipo consumidor. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Influência da qualidade percebida na lealdade dos consumidores de serviços de salão de beleza | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-08-02T15:25:33Z | - |
dc.date.available | 2016-08-02T15:25:33Z | - |
dc.date.submitted | 2016-06-23 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/13944 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.subject | Consumidores - preferência | pt_BR |
dc.subject | Clientes - lealdade | pt_BR |
dc.subject | Qualidade nos serviços | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Administração
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