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https://bdm.unb.br/handle/10483/13942
Título: | A consciência socialmente responsável dos consumidores de produtos de fast fashion frente a aspectos de mercado justo |
Autor(es): | Galimberti, Orielly De La Vega |
Orientador(es): | Alfinito, Solange |
Assunto: | Responsabilidade social Fast fashion Trabalho forçado Consumo consciente |
Data de apresentação: | 28-Jun-2016 |
Data de publicação: | 2-Ago-2016 |
Referência: | GALIMBERTI, Orielly De La Vega. A consciência socialmente responsável dos consumidores de produtos de fast fashion frente a aspectos de mercado justo. 2016. 71 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumo: | A Lei Imperial nº 3.353, de 13 de maio de 1888, ou mais conhecida como Lei Aurea,
foi o instrumento legal que extinguiu a escravidão no Brasil. Entretanto, compreendese
que a escravidão ainda é uma realidade mundial. A Organização Internacional do
Trabalho informou que em 2014 existiam cerca 63 milhões de pessoas que
trabalhavam em situações de trabalho forçado e análogo à escravidão. O setor têxtil
é responsável em 5% desses trabalhadores. A ONG Repórter Brasil afirma que as
marcas de fast fashion são bem recorrentes dessas práticas no Brasil. Assim sendo,
este trabalho, de natureza descritiva e qualitativa teve como objetivo fazer um
levantamento das atitudes dos consumidores de fast fashion perante aspectos de
mercado justo e responsabilidade social, levando em consideração seu
entendimento a cerca desses temas e seu cotidiano ao consumir peças de roupas
desse mercado. Através de entrevistas individuais semiestruturadas, identificou-se
que a consciência socialmente responsável dos consumidores de peças de fast
fashion entrevistados frente a aspectos de mercado justo, é muito pequena
principalmente por causa da falta de informação dos consumidores frente ao assunto
de responsabilidade social, no sentido de que a maioria não sabe das condições
trabalhistas que os produtos que consome são feitos e não sabem como proceder
para causar um impacto com suas próprias ações. O mesmo acontece com o
conceito mercado justo que é pouco conhecido em Brasília. Portanto, entender o
comportamento do consumidor de fast fashion frente a aspectos de responsabilidade
social e mercado justo pode ser muito interessante para que as empresas deste
mercado entendam que a responsabilidade social e o desenvolvimento local, podem
ser um fator competitivo, que impulsione a escolha daquela determinada marca pelo
consumidor a partir da divulgação de práticas sociais e ações de mercado justo. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016. |
Aparece na Coleção: | Administração
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