Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13938
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_ManueladaSilvaMeneses.pdf551,13 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Reações de usuários às práticas de educação a distância da universidade corporativa de uma instituição financeira
Autor(es): Menêses, Manuela da Silva
Orientador(es): Ferreira, Rodrigo Rezende
Assunto: Universidade corporativa
Educação corporativa
Educação à distância
Data de apresentação: 20-Jun-2016
Data de publicação: 2-Ago-2016
Referência: MENÊSES, Manuela da Silva. Reações de usuários às práticas de educação a distância da universidade corporativa de uma instituição financeira. 2016. 64 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Esse estudo teve como objetivo analisar a reação (positiva, moderada ou negativa) de uma amostra de trabalhadores usuários às práticas de Educação a Distância (EaD) empreendidas pela Universidade Corporativa de uma instituição financeira brasileira. As Universidades Corporativas e a educação a distância têm ganhado espaço dentro das organizações e se tornado um caminho robusto para a Educação Corporativa, capaz de desenvolver competências necessárias aos funcionários de forma flexível, com formatos variados e inovadores. O método utilizado na pesquisa se baseou em um estudo descritivo, com abordagem quantitativa, que utilizou como procedimento técnico o método survey para levantamento de dados e estatística descritiva para análise dos dados. Participaram da pesquisa 100 funcionários usuários do portal EaD de uma Universidade Corporativa, que responderam a um questionário fechado, com escala Likert de concordância com 11 pontos, que contemplou quatro dimensões de análise: Informática e Recursos Tecnológicos, Aprendizado e Desenvolvimento de Competências, Motivação para Utilizar o Portal e Interação Pessoal. O programa SPSS foi utilizado para a análise dos dados coletados. Os resultados obtidos apontaram uma reação de moderada a positiva em relação à utilização da EaD dentro da Universidade Corporativa, e demonstraram que a dimensão Informática e Recursos Humanos teve reações mais positivas e que a Interação Pessoal é a dimensão com reação mais negativa e que incomoda os usuários. Por fim, foi possível identificar diversos pontos de semelhança entre a prática organizacional e o que é referendado na literatura aqui exposta, além de identificar pontos fortes e limites da adoção da EaD como forma de Educação Corporativa sob o ponto de vista dos usuários.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons