Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Ferreira, Rodrigo Rezende | - |
dc.contributor.author | Menêses, Manuela da Silva | - |
dc.identifier.citation | MENÊSES, Manuela da Silva. Reações de usuários às práticas de educação a distância da universidade corporativa de uma instituição financeira. 2016. 64 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esse estudo teve como objetivo analisar a reação (positiva, moderada ou negativa)
de uma amostra de trabalhadores usuários às práticas de Educação a Distância (EaD)
empreendidas pela Universidade Corporativa de uma instituição financeira brasileira.
As Universidades Corporativas e a educação a distância têm ganhado espaço dentro
das organizações e se tornado um caminho robusto para a Educação Corporativa,
capaz de desenvolver competências necessárias aos funcionários de forma flexível,
com formatos variados e inovadores. O método utilizado na pesquisa se baseou em
um estudo descritivo, com abordagem quantitativa, que utilizou como procedimento
técnico o método survey para levantamento de dados e estatística descritiva para
análise dos dados. Participaram da pesquisa 100 funcionários usuários do portal EaD
de uma Universidade Corporativa, que responderam a um questionário fechado, com
escala Likert de concordância com 11 pontos, que contemplou quatro dimensões de
análise: Informática e Recursos Tecnológicos, Aprendizado e Desenvolvimento de
Competências, Motivação para Utilizar o Portal e Interação Pessoal. O programa
SPSS foi utilizado para a análise dos dados coletados. Os resultados obtidos
apontaram uma reação de moderada a positiva em relação à utilização da EaD dentro
da Universidade Corporativa, e demonstraram que a dimensão Informática e Recursos
Humanos teve reações mais positivas e que a Interação Pessoal é a dimensão com
reação mais negativa e que incomoda os usuários. Por fim, foi possível identificar
diversos pontos de semelhança entre a prática organizacional e o que é referendado
na literatura aqui exposta, além de identificar pontos fortes e limites da adoção da EaD
como forma de Educação Corporativa sob o ponto de vista dos usuários. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Reações de usuários às práticas de educação a distância da universidade corporativa de uma instituição financeira | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-08-02T12:10:01Z | - |
dc.date.available | 2016-08-02T12:10:01Z | - |
dc.date.submitted | 2016-06-20 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/13938 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.subject | Universidade corporativa | pt_BR |
dc.subject | Educação corporativa | pt_BR |
dc.subject | Educação à distância | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Administração
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