Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/13931
Título: | Competências e aprendizagem : estudo junto a alunos de um curso de idiomas |
Autor(es): | Schwerz, Michele Aline |
Orientador(es): | Coelho Junior, Francisco Antonio |
Assunto: | Competências individuais Professores de inglês |
Data de apresentação: | 1-Jul-2016 |
Data de publicação: | 1-Ago-2016 |
Referência: | SCHWERZ, Michele Aline. Competências e aprendizagem: estudo junto a alunos de um curso de idiomas. 2016. 73 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumo: | Esta pesquisa tem o propósito de verificar, empiricamente, as competências profissionais dos instrutores de inglês, quanto a importância, domínio e frequência com o escore de aprendizado dos alunos de um Curso de Idiomas do Distrito Federal, como medida de desempenho. A presente pesquisa se caracteriza pela abordagem quali-quanti, pois foi realizada análise documental juntamente com a observação não participante na organização estudada para a realização do mapeamento de 23 competências profissionais. A partir destas competências foi realizada coleta de dados através de questionário aplicado de forma presencial nas franquias do Curso localizadas no Plano Piloto (Brasília-DF). A população total é composta por 24 respondentes, sendo todos do cargo de instrutores de inglês, mas em diferentes níveis. Para a verificação do escore de aprendizado dos alunos como medida de desempenho foram levadas em consideração a média das notas finais dos alunos, por turma, nos Níveis Básico, Intermediário e Avançado, do curso regular adulto que concluíram o livro no período de 6 meses antecedentes a esta pesquisa. Essas notas foram coletadas através do software SophiA Cursos Livres que é utilizado pelo curso para o lançamento das informações pedagógicas. Observou-se que existem correlações significativas, positivas e negativas, entre as competências profissionais nas dimensões Importância, Domínio e Frequência, mas elas nem sempre estão relacionadas com os escores de aprendizado dos alunos, já que foram verificadas relações somente nas duas últimas dimensões desta variável. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016. |
Aparece na Coleção: | Administração
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons