Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13902
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_IsabelaFeitosaAlvesdoValle.pdf748,56 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise do efeito dos flavonoides na resposta glicêmica e insulinêmica : uma revisão de literatura
Autor(es): Valle, Isabela Feitosa Alves do
Orientador(es): Arruda, Sandra Fernandes
Assunto: Diabetes
Flavonóides
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 29-Jul-2016
Referência: VALLE, Isabela Feitosa Alves do. Análise do efeito dos flavonoides na resposta glicêmica e insulinêmica: uma revisão de literatura. 2016. 36 f. Monografia (Bacharelado em Nutrição)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Os polifenóis além de possuírem atividade antioxidante, protegendo as células contra danos oxidativos, apresentam outras múltiplas atividades no organismo humano, estudos in vivo demonstraram atividades anti-inflamatórias, quimioprotetivas e neuroprotetivas e sua interação com a biodisponibilidade de macromoléculas, como os carboidratos. Dentre as classes de polifenóis, os flavonoides têm sido amplamente estudados por apresentar efeitos na biodisponibilidade dos carboidratos e no controle da homeostase glicêmica. O objetivo do presente estudo é realizar uma revisão bibliográfica sobre a influência da ingestão de flavonoides na resposta glicêmica e insulinêmica. A hipótese deste estudo é que a ingestão de flavonoides pode reduzir a absorção de carboidratos e modular a secreção de insulina e consequentemente diminuir a glicemia pós-prandial. Este é um estudo de revisão de literatura de artigos científicos publicados entre os anos de 2005 a 2015 em revistas indexadas nas bases de dados do PubMed e do ScienceDirect. Os bancos de dados foram revisados usando as seguintes palavras-chave: flavonoids, glycemia, carbohydrate, absorption and digestion. Após a análise e interpretação dos artigos encontrados, foram selecionados 29 artigos com o tema flavonoides e absorção de carboidratos. Desses, 7 foram estudos realizados em humanos e 22 foram realizados em ratos, sendo 18 deles em ratos diabéticos induzidos por administração das drogas ou por consumo de dieta rica em gordura, os outros 4 foram realizados em ratos normais/hiperglicêmicos. Nos estudos realizados em humanos, a maioria envolveu os experimentos em indivíduos saudáveis, sendo apenas 2 deles com indivíduos portadores de diabetes tipo 2. Os resultados encontrados corroboram com a hipótese do presente estudo. Dessa forma, conclui-se que a ingestão de flavonoides, tanto em sua forma isolada, quanto contidos em extratos de plantas ou frutas influencia a absorção dos carboidratos ingeridos, exercendo efeito hipoglicemiante por aumentar a sensibilidade a insulina e/ou inibidor a absorção intestinal de glicose em humanos e em ratos saudáveis e portadores de diabetes tipo 2.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Nutrição, 2016.
Aparece na Coleção:Nutrição



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons