Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13900
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_PriscillaCirqueiraKury.pdf179,79 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Consumo de fibras em uma população de rastreamento para câncer colorretal
Autor(es): Kury, Priscilla Cirqueira
Orientador(es): Ito, Marina Kiyomi
Assunto: Hábitos alimentares
Alimentos - teor fibroso
Câncer - aspectos nutricionais
Dieta de alto teor fibroso
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 29-Jul-2016
Referência: KURY, Priscilla Cirqueira. Consumo de fibras em uma população de rastreamento para câncer colorretal. 2016. 17 f., il. Monografia (Bacharelado em Nutrição)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Objetivo: Avaliou-se a ingestão de fibras em um grupo de indivíduos submetidos ao rastreamento do câncer colorretal. Métodos: Ao longo de 13 meses, foram entrevistados 106 indivíduos indicados para realização do exame de colonoscopia para rastreamento de câncer colorretal. O estudo foi conduzido na cidade de Araguaína localizada no Estado do Tocantins. Para participar do estudo os indivíduos deveriam ter mais de 40 anos e indicação de realização de exame colonoscópico. Na coleta de dados do consumo alimentar, utilizou-se o questionário quantitativo de frequência alimentar (QQFA) e dois recordatórios de 24 horas (R24h) aplicados em dias não consecutivos (uma entrevista presencial e uma por telefone). Para a avaliação antropométrica foram aferidos peso, altura e circunferência da cintura. Foram conduzidas análises descritivas e analíticas dos resultados, utilizando testes não-paramétricos, com base nas características dos resultados. O nível de significância adotado para todos os testes foi de α=0,05. Resultados: A amostra era composta por 106 indivíduos, sendo a maioria, 65,1%, do sexo feminino, com idade superior a 40 anos e média 68 anos. Em sua maioria, tinham o ensino médio completo, eram casados/ união estável e classificavam-se como etnia parda/ branca. Dentre a amostra total, apresentaram diagnóstico de câncer colorretal 6 indivíduos. O consumo diário médio de fibras totais encontrado na população estudada foi 18g, 21g e 18g para os grupos saudável, pólipo e câncer respectivamente. No presente estudo não foi encontrada associação entre o consumo de fibras como fator protetor para o desenvolvimento do câncer colorretal. Foi encontrada uma correlação negativa (ρ= -0,29) entre o consumo de fibras e carne vermelha, isto é, indivíduos que consumiam maior quantidade de fibras consumiam menor quantidade de carne vermelha. Conclusão: O presente estudo não encontrou, nos grupos avaliados, relação entre o consumo diário de fibras e o efeito anti-carcinogênico para o desenvolvimento do câncer colorretal. O resultado deve ser interpretado com cautela devido às variáveis não controladas no estudo.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Nutrição, 2016.
Aparece na Coleção:Nutrição



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons