Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13894
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_AmandaGuimaraesCastroCustodio.pdf408,27 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Dieta mediterrânea e processo inflamatório: uma revisão da literatura
Autor(es): Custódio, Amanda Guimarães Castro
Orientador(es): Carvalho, Kênia Mara Baiocchi de
Assunto: Alimentação saudável
Coração - doenças
Dietas
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 29-Jul-2016
Referência: CUSTÓDIO, Amanda Guimarães Castro. Dieta mediterrânea e processo inflamatório: uma revisão da literatura. 2016. 33 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: A epidemiologia das doenças cardiovasculares (DCV) preocupa pelo crescimento e morbimortalidade entre a população. Entretanto, diversos fatores podem auxiliar na redução de desfechos cardiovasculares. Entre eles, alimentação saudável é amplamente reconhecida como um fator protetor DCV. A influência de padrões dietéticos como a dieta Mediterrânea nos fatores de risco cardiovascular vem sendo amplamente investigada, em especial processo inflamatório, considerado mecanismo chave de doenças crônicas, como obesidade e doenças associadas. A presente revisão da literatura como objetivo estudar a dieta Mediterrânea e sua relação com marcadores inflamatórios de risco cardiovascular na população adulta. As buscas de artigos científicos foram realizadas nas bases de dados PubMed e Web of Science com as palavras-chave “adults”, “Mediterranean diet”, “inflammation”, “systemic inflammation” e “low-grade inflammation”. Foram encontrados 21 artigos respeito do tema. Os resultados demonstraram que a dieta Mediterrânea possui efeito cardioprotetor pela modulação da expressão de marcadores inflamatórios, com consequente redução do processo inflamatório.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Nutrição, 2016.
Aparece na Coleção:Nutrição



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons