Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Campos, Edmilson Soares | - |
dc.contributor.author | Branco Junior, Antonio Simões | - |
dc.identifier.citation | BRANCO JUNIOR, Antonio Simões. Comparativo entre o regime diferenciado de contratações RDC e a lei no 8.666/1993: estudo de caso: contratações de obras de engenharia pelo DNIT e INFRAERO. 2013. x, 47 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2013. | en |
dc.description.abstract | A Administração Pública brasileira realiza suas contratações de obras utilizando
procedimentos licitatórios. Em 1993 foi publicada a lei 8.666/93 que ficou conhecida como lei
de licitações, a qual é até hoje utilizada nas contratações de bens e serviços. Essas
contratações são costumeiramente questionadas pela sociedade, principalmente no aspecto da
eficiência, sendo comum apresentarem atrasos significativos e alto dispêndio de recursos
públicos. Diversas são as justificativas apresentadas para o insucesso das licitações, sendo
muito questionada a lei de licitações, afirmando-se que essa está desatualizada e desadequadas
às atuais necessidades da Administração Pública. Recentemente o Brasil foi escolhido como
sede de grandes eventos esportivos, como os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, a
Copa das Confederações FIFA 2013 e a Copa do Mundo FIFA 2014, o que fez com que o
Governo Federal se preocupasse com as contratações que seriam realizadas, pois não há margem para atrasos. Esse ambiente de pressão fez com que fosse editada a lei no 12.462, de 5
de agosto de 2011, que instituiu o Regime Diferenciado de Contratações Públicas – RDC. Posteriormente esse RDC foi expandido para todas as obras integrantes do PAC, do Sistema Único de Saúde e dos sistemas públicos de ensino. O presente trabalho vem analisar algumas contratações de obras realizadas pela Administração Pública, especificamente analisando o DNIT e a INFRAERO, pois são órgãos que passaram a utilizar o RDC em suas contratações e apresentaram grande carteira de contratação de obras, verificando-se se houve redução de prazo de contratação e aumento de descontos concedidos nas novas contratações pelo novo
modelo em comparação ao histórico do regime da lei no 8.666/1993. Foram analisadas 112 contratações pelo DNIT e 38 pela INFRAERO entre RDC e lei de licitações. Foram utilizadas
a média e a mediana como parâmetros de análise de tempo de contratação e descontos
obtidos. Concluiu-se no trabalho que o RDC trouxe redução do tempo de contratação para os dois órgãos analisados, já com relação ao aumento do desconto obtido, isso foi verificado
apenas no DNIT. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.title | Comparativo entre o regime diferenciado de contratações RDC e a lei no 8.666/1993 : estudo de caso : contratações de obras de engenharia pelo DNIT e Infraero | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | en |
dc.date.accessioned | 2016-07-27T19:33:07Z | - |
dc.date.available | 2016-07-27T19:33:07Z | - |
dc.date.issued | 2016-07-27T19:33:07Z | - |
dc.date.submitted | 2013 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/13864 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.subject | Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) | en |
dc.subject | Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (INFRAERO) | en |
dc.subject | Contratação direta | en |
dc.subject | Regime Diferenciado de Contratações | en |
dc.subject | Brasil. Lei n. 8.666, de 21 de junho de 1993 | en |
dc.subject | Licitação pública | en |
Aparece na Coleção: | Ciências Contábeis
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