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dc.contributor.advisorOliveira, Cynthia Bisinoto Evangelista de-
dc.contributor.authorSouza, Sabrina Ribeiro de-
dc.identifier.citationSOUZA, Sabrina Ribeiro de. Um estudo sobre as concepções de desenvolvimento humano e suas implicações no contexto socioeducativo. 2015. 39 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2015.en
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Ciências Naturais, 2015.en
dc.description.abstractAs concepções de desenvolvimento humano dos professores revelam a visão que têm sobre a constituição humana, as quais sugerem, ainda que de forma implícita, determinadas concepções de ser humano e de mundo e, como consequência, dão pistas para compreender qual a ideia que o professor tem sobre os alunos em cumprimento de medida socioeducativa, quais são suas expectativas sobre eles, qual a importância eles atribuem a educação e ao professor no processo de desenvolvimento dos jovens. Entender as concepções dos professores é importante, já que elas influenciam no seu modo de ensinar e de se relacionar com os jovens. Buscando identificar as concepções de desenvolvimento humano dos professores atuantes na socioeducação, na qual os alunos se encontram em privação de liberdade, realizou-se essa pesquisa com três professoras que lecionam em escola de unidade de internação, as quais participaram por meio de entrevista semiestruturada. Os resultados indicam que as professoras têm diferentes concepções sobre o desenvolvimento humano e sobre o papel do professor, havendo concepções reducionistas e outras ampliadas que consideram aspectos históricos e sociais. As professoras relatam que a docência na socioeducação as possibilitou refletir e analisar seu papel como professora e sobre como a educação pode contribuir para a transformação da vida dos adolescentes que cometeram atos infracionais. Apenas uma professora refere, claramente, que o papel do professor no desenvolvimento humano se dá por meio da mediação entre os adolescentes e os conhecimentos científicos.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleUm estudo sobre as concepções de desenvolvimento humano e suas implicações no contexto socioeducativoen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2016-07-26T17:50:18Z-
dc.date.available2016-07-26T17:50:18Z-
dc.date.issued2016-07-26T17:50:18Z-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/13844-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.subjectDesenvolvimento humanoen
dc.subjectProfessores e alunosen
dc.subjectAdolescentesen
dc.subjectSocioeducaçãoen
dc.description.abstract1The teachers’ human development concepts reveal their views of about the human constitution, which suggest, even implicitly, certain conceptions of man and the world. As a result, give clues to understand what the idea that the teacher has on Students in socio-educational measures, what are your expectations about them, what is the importance they attach to education and professor in the rehabilitation process of young people. Understand the teachers’ conceptions are important, as they influence the way they teach and relate to young people. Seeking to identify the human development conceptions of the teachers working in the socio-educational, in which students are in internment settings, this research was carried out with three teachers who teach in school internment unit, which participated through semi-structured interview. The results indicate that teachers have different perceptions on human development and the role of the teacher, with reductionist conceptions and other expanded that take into account historical and social aspects. The teachers report that teaching in socio-education enables reflect and analyze their role as teacher and how education can contribute to the transformation of the life of the adolescents who have committed illegal acts. Only one teacher states clearly that the teacher's role in human development takes place through the mediation among the adolescents and scientific knowledge.en
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