Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13767
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_RodrigoLimadeOliveira_tcc.pdf1,12 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A Universidade Aberta do Brasil : uma avaliação de eficácia à luz do regime de colaboração federativa
Autor(es): Oliveira, Rodrigo Lima de
Orientador(es): Araújo, Suely Mara Vaz Guimarães de
Assunto: Ensino à distância
Universidade Aberta do Brasil (UAB)
Regime de colaboração federativa
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 20-Jul-2016
Referência: OLIVEIRA, Rodrigo Lima de. A Universidade Aberta do Brasil: uma avaliação de eficácia à luz do regime de colaboração federativa. 2015. 83 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciência Política)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Este trabalho objetiva avaliar a eficácia do Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB e o impacto da execução do regime de colaboração federativa. Considerou-se aqui “eficácia” como a medida do grau em que o programa atingiu o que foi proposto. Buscou-se identificar os modos de interação federativa que são prejudiciais ao sistema e sugerir incrementos a partir disso. O método de análise aplicado partiu do modelo de matriz lógica utilizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) em suas avaliações operacionais. As ferramentas adaptadas são a matriz de planejamento e a matriz de avaliação. A monografia teve como instrumental: (1) análise documental; (2) revisão bibliográfica sobre o assunto; (3) demanda de dados à Capes; e (4) aplicação de entrevistas. O estudo conclui que o Sistema UAB tem eficácia moderada, fugindo de seu foco – que é a licenciatura de professores dos sete anos finais da educação básica. Assim, para adaptar-se ao Plano Nacional de Educação de 2014, o regime de colaboração necessita: demandar que todas as instituições federais de ensino superior entrem no sistema UAB; concentrar a atuação dos estados na infraestrutura de apoio presencial; e conferir mais autonomia financeira e administrativa aos polos.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2015.
Aparece na Coleção:Ciência Política - Graduação



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons