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https://bdm.unb.br/handle/10483/13767
Título: | A Universidade Aberta do Brasil : uma avaliação de eficácia à luz do regime de colaboração federativa |
Autor(es): | Oliveira, Rodrigo Lima de |
Orientador(es): | Araújo, Suely Mara Vaz Guimarães de |
Assunto: | Ensino à distância Universidade Aberta do Brasil (UAB) Regime de colaboração federativa |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 20-Jul-2016 |
Referência: | OLIVEIRA, Rodrigo Lima de. A Universidade Aberta do Brasil: uma avaliação de eficácia à luz do regime de colaboração federativa. 2015. 83 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciência Política)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | Este trabalho objetiva avaliar a eficácia do Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB e o impacto da execução do regime de colaboração federativa. Considerou-se aqui “eficácia”
como a medida do grau em que o programa atingiu o que foi proposto. Buscou-se identificar
os modos de interação federativa que são prejudiciais ao sistema e sugerir incrementos a partir
disso. O método de análise aplicado partiu do modelo de matriz lógica utilizado pelo Tribunal
de Contas da União (TCU) em suas avaliações operacionais. As ferramentas adaptadas são a
matriz de planejamento e a matriz de avaliação. A monografia teve como instrumental: (1)
análise documental; (2) revisão bibliográfica sobre o assunto; (3) demanda de dados à Capes;
e (4) aplicação de entrevistas. O estudo conclui que o Sistema UAB tem eficácia moderada,
fugindo de seu foco – que é a licenciatura de professores dos sete anos finais da educação
básica. Assim, para adaptar-se ao Plano Nacional de Educação de 2014, o regime de
colaboração necessita: demandar que todas as instituições federais de ensino superior entrem
no sistema UAB; concentrar a atuação dos estados na infraestrutura de apoio presencial; e
conferir mais autonomia financeira e administrativa aos polos. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2015. |
Aparece na Coleção: | Ciência Política - Graduação
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